• Sem receber, artistas ameaçam boicotar eventos da prefeitura

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/01/2019 11:26

    Muitos artistas e produtores culturais da cidade não querem mais trabalhar em eventos da prefeitura, onde serão pagos pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE). A decisão, se for levada à frente, pode prejudicar a realização de vários eventos, como a Bauernfest, e isto seria devido às dificuldades que muitos estão enfrentando para receber pela participação em eventos desde 2017.

    A prefeitura, por meio da assessoria de comunicação, informou que “em relação aos artistas contratados para os eventos, a prefeitura garante que todos os artistas receberão os valores contratados”. Não informou, no entanto, quando será feito, pois há artistas que não recebem desde 2017, quando participaram de eventos promovidos pelo IMCE.

    Leia também: Leonardo Randolfo deixa o Instituto de Cultura e Esportes na próxima semana

    Nas redes sociais, além do Fórum Popular de Cultura e do Conselho Municipal de Cultura, não são poucas as manifestações contra o IMCE, com afirmações de que não participam dos eventos enquanto as dívidas anteriores não forem quitadas. Em dezembro de 2018, representantes do Fórum entregaram aos vereadores uma carta, na qual manifestaram sua indignação contra o Instituto, pedindo apoio para ações com objetivo de apurar o que apontam como irregularidades. 

    Na ata da reunião do dia 12 de novembro do Conselho Municipal de Cultura, diversos conselheiros se posicionaram contra a demora do IMCE em dar solução aos problemas do Centro de Cultura Raul de Leoni. O Fórum Popular de Cultura chegou a divulgar, em outubro, uma carta à população afirmando que o Centro de Cultura “está se tornando um mausoléu da cultura. Cada vez se faz menos, cada vez perde-se mais. Não há sequer manutenção eficiente”.

    Esta semana, membros do Conselho de Cultura conseguiram uma foto aérea do Centro de Cultura e manifestaram preocupação com a manutenção do telhado, que é um dos problemas do espaço devido aos vazamentos com a chuva. Na reunião de novembro do Conselho, os conselheiros defenderam e cobraram obras emergenciais. Eles chegaram a aprovar duas resoluções, publicadas no Diário Oficial do Município, sendo que uma delas trata especificamente do telhado do Centro de Cultura. 

    De acordo com a prefeitura, o projeto de revitalização de todo o Centro de Cultura Raul de Leoni está pronto e o Instituto Municipal de Cultura e Esportes trabalha na captação de recursos para a execução da obra. A prefeitura também informou que o IMCE também abriu processo e está providenciando os reparos emergenciais de alguns pontos.

    Últimas