• Sem medo de errar: cores vibrantes podem ser usadas harmonicamente

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/02/2020 12:30

    Quem nunca se viu diante de um dilema de combinação de cores na hora de se vestir? Pois é, a falta de conhecimento sobre os tons pode levar as pessoas a fazerem combinações “carregadas”, ou muito dentro da zona de conforto, por medo de arriscar. Como consequência, se mantém a utilização dos mesmos tons sempre. Muita gente não sabe, mas o segredo da combinação das cores está no chamado Círculo Cromático ou Círculo de Cores.

    De acordo com a teoria das cores, há três cores primárias, que são: vermelho, azul e amarelo. Todas as outras cores são oriundas desses três tons. A partir delas é possível construir novas cores que são chamadas de secundárias, ou seja, que misturadas resultam nas cores verde, roxo, e laranja. Mas como juntar essas cores nos looks sem deixar a produção “over”.

    Segundo a estilista Natália Dutra, as combinações análogas permitem a utilização de duas ou três cores no círculo cromático formando um efeito degradê em cores vibrantes. “Além disso, uma opção é investir em um look monocromático, de apenas uma cor, como o all jeans, por exemplo, e colocar acessórios coloridos, para fazer a combinação análoga. As combinações são fáceis de serem feitas, é só ter um círculo cromático para pegar uma cola, são tendências que não saem de moda, e combinam com pessoas de médio contraste”, explicou.

    Leia também: Secretaria de Desenvolvimento está atendendo em novo endereço: prédio do Centro da Moda

    Vale ressaltar que para entender melhor todo esse universo das cores e suas combinações a pessoa deve procurar por um especialista. “É um estudo completo, mas o círculo cromático é composto por 12 cores. Através da junção delas podem ser produzidos looks com cores vibrantes, que ajudam a montar produções na tendência Color Block – cores opostas que são usadas para fazer combinações  interessantes e complementares. É comumente associado à moda como uma tendência que se originou da obra de arte do pintor holandês Piet Mondrian”, afirmou. 

     

    Últimas