• Sem manutenção, lago do Parque São Vicente oferece risco para moradores do entorno

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/07/2020 15:21

    Sem manutenção há quase dois anos, o lago do Parque São Vicente, às margens da BR-040, se transformou em motivo de preocupação e risco para os moradores do entorno. As chuvas do início do ano danificaram as ruas que ficam às margens do lago e a terra acumulada não foi removida até agora. Quem mora na área teme que o péssimo estado de conservação prejudique a saúde ambiental e dos moradores da comunidade.

    “Após as chuvas de verão na cidade, desceu muita terra arrastada pela enxurrada e acumulou no lago de baixo, por pouco não foi aterrado. Com a terra, entulho e lixo acumulado no leito do lago, a água está parada, com deficiência de oxigênio, esverdeada, apodrecida, logo atraindo vetores prejudiciais à saúde ambiental e da comunidade do bairro”, relatou o morador Luís Melo.

    Embora o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) seja o órgão responsável pela limpeza do lago, há dois anos a Comdep, em caráter emergencial e após diversas denúncias de moradores, removeu o acúmulo de vegetação no local. A Tribuna de Petrópolis entrou em contato com o Inea, mas até o fechamento desta matéria não obteve resposta.

    As chuvas de verão também foram responsáveis por outros danos na comunidade, como no calçamento das ruas Nair de Tefé e Paula Buarque, que está danificado desde o início do ano. No local há uma faixa sinalizando o risco de desabamento da margem do lago. “Como o lago está com excesso de terra no seu leito, nas próximas chuvas de alta intensidade, comuns na região em determinados meses, não haverá espaço suficiente para barrar o excesso de água e a enxurrada seguirá em frente, podendo causar impacto no leito da BR-040, causando acidentes na rodovia”, relatou o morador. 

    Essas ruas dão acesso à pista de voo livre do Parque São Vicente, um ponto turístico muito procurado por petropolitanos e turistas. A manutenção do espaço também é de responsabilidade da prefeitura, mas há algumas semanas quem fez a limpeza foram parapentistas que utilizam o espaço para a prática do esporte. 

    A Prefeitura foi questionada sobre a manutenção do espaço e respondeu que a equipe de manutenção viária da Secretaria de Obras fará uma vistoria no trecho para verificar intervenções necessárias no local. E que a Comdep promove ações de limpeza frequentemente no local e voltará a atuar na região.

    Últimas