• Secretaria de Saúde lança ouvidoria para ampliar o acesso da população

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  • 20/11/2017 09:10

    A Secretaria de Saúde está implantando o serviço de ouvidoria nesta segunda-feira (20), ampliando o acesso e fortalecendo a comunicação junto aos usuários do Sistema Único de Saúde. O serviço funcionará diariamente, de 8 às 17h, com atendimento ao público, no Centro Administrativo localizado na Avenida Barão do Rio Branco nº 2.846. O contato também pode ser realizado pelo telefone (24) 2233-8869 ou por e-mail ouvidoriadasaude@petropolis.rj.gov também com funcionamento comercial.

    O secretário de Saúde, Silmar Fortes, informa que a ouvidoria terá a função de receber todas as ocorrências da rede de Atenção Básica, especializada, hospitalar ou de saúde mental do município. 

    “Nós vamos dar voz a população para termos registrado todas as denúncias, elogios e propostas para melhorarmos a nossa assistência. A ouvidoria terá o papel de receber todas as ocorrências, apurar os fatos junto às superintendências e direções a fim de prestarmos esclarecimentos à população”, anuncia o secretário.

    A ouvidoria começou a ser implantada internamente na Secretaria de Saúde em agosto, onde foi criado um formulário que será disponibilizado ainda este ano no site da prefeitura.

    “Nós buscaremos facilitar o acesso da população para realizar os registros. Nossa equipe de planejamento já está realizando os ajustes no formulário para que ele seja disponibilizado junto ao site da prefeitura ainda este ano. Com a implantação do serviço nós buscaremos dar mais acessibilidade e também promover a divulgação dos nossos serviços da secretaria”, avalia Silmar Fortes.

    A ouvidora Cleide das Graças Andrade é servidora da Saúde há 30 anos e avalia como positivamente a implantação do serviço que na fase inicial de teste apresentou 83% das denúncias com os dados de todos os declarantes e apenas 17% foram relatos anônimos.

    “Eu sempre trabalhei com atendimento ao público e pela ouvidoria eu vejo que grande parte dos relatos é de pessoas identificadas e que querem respostas dos seus questionamentos. Vale ressaltar que nós recebemos as denúncias, elogios e sugestões referentes a todos os atendimentos da Saúde: postos, hospitais, Upas, centros odontológicos, saúde mental e também dos serviços da secretaria”, disse a ouvidora.

    Todos os relatos são registrados online e geram um número de protocolo para o cliente. A expectativa é que com a implantação do formulário no site da prefeitura, a população possa acompanhar online as respostas dos seus questionamentos.

    “Temos todo um controle das perguntas que são encaminhadas aos responsáveis dos setores. As respostas serão lançadas no site assim que apuradas e a população poderá em breve acessar online o feedback do ocorrido. Trabalharemos para que nenhum questionamento fique sem resposta ou solução e o objetivo final da implantação do serviço é contribuir para a melhoria contínua da nossa assistência”, complementa Silmar Fortes.



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