• Saúde mantém vacina contra a febre amarela em 15 unidades de Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/04/2018 10:49

    Com mais de 198 mil pessoas vacinadas contra a febre amarela, Petrópolis segue trabalhando para ampliar este número. A meta é proteger 100% da população-alvo da campanha, mas as ações para mobilização da população não têm surtido o efeito esperado: apesar de o município ser um dos que têm, hoje, maior cobertura vacinal, muitos petropolitanos, ignorando o perigo, ainda não se protegeram. Para levar este público aos postos de vacinação, a Prefeitura está intensificando o trabalho de sensibilização da população, que pode encontrar a vacina em 15 unidades de saúde, que funcionam de segunda a sextafeira das 8h às 16h. 

    Seguindo orientação do Ministério da Saúde em ter 100% do público-alvo protegido, a intenção é imunizar toda a população até 2019. Toda a população acima dos nove meses de idade deve ser vacinada contra a febre amarela. A recomendação vale também para idosos, gestantes e mulheres que ainda estão amamentando, que são avaliados epidemiologicamente pelo profissional de saúde da unidade que aplicará a vacina. O novo protocolo de imunização da Secretaria de Estado de Saúde foi implantado no município em fevereiro deste ano.

    Como medida de prevenção, a Secretaria de Saúde fez no ano passado um cinturão de imunização nas áreas de matas fechadas e rurais. Neste ano, a Saúde realizou Dia D de vacinação e vem fazendo uma pesquisa nos bairros em busca de pessoas que ainda não se vacinaram. A equipe orienta sobre a importância da imunização e indica o posto onde ela pode encontrar a vacina.

    “Apesar de termos uma boa cobertura, ainda há petropolitanos que não se vacinaram, mesmo com as doses disponíveis em 15 unidades. O novo protocolo estabelece que o município aumente essa cobertura. A vacina em Petrópolis garante a proteção para vida toda, não é fracionada, e estamos trabalhando para levar mais uma vez as doses às famílias que moram em áreas de difícil acesso. Isso será feito com novas ações volantes”, explica o prefeito, Bernardo Rossi.


    Secretaria mantém oferta da dose única

    Ao contrário das 15 cidades do Estado que estão com as doses fracionadas, com proteção por até oito anos, em Petrópolis continua sendo aplicada a dose única, de 0,5 ml, preconizada pela Organização Mundial da Saúde para proteção para a vida toda contra a doença. Para tomar a vacina é preciso apresentar documento de identificação. No caso de menores de 18 anos, é necessário apresentar a caderneta de vacinação. “O nosso município segue sem nenhum petropolitano contaminado por Febre Amarela e sem nenhum óbito. Queremos manter esses índices. Para isso, a população precisa se vacinar. Temos doses em quantidade suficiente no estoque para proteger a nossa população”, afirma o secretário de Saúde, Silmar Fortes.


    Fique atento às contraindicações

    A vacina possui contraindicações absolutas para os menores de nove meses, pacientes com imunossupressão (pessoas em tratamento de quimioterapia, radioterapia, ou com uso de corticoide, por exemplo), e pessoas soropositivas. “Pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres que estão amamentando devem se vacinar considerando o risco de adoecer a que estão submetidas. Hoje há circulação do vírus no estado então se deve considerar a vacinação. Se não houver contraindicação clí- nica, a recomendação é que se vacine toda a população de mais de nove meses de idade”, afirmou o infectologista Erick Cândido.

    A geriatra Rita Ravaglia reforça que as pessoas que não têm certeza se tomaram a vacina no passado devem procurar uma unidade de saúde para se imunizar. “Temos casos de pessoas que não sabem se tomaram a vacina na infância ou adolescência. Nestes casos, é melhor vacinar. Mas quem lembra que tomou a vacina no passado já está imunizado. No caso dos idosos, a Secretaria de Saúde orientou as unidades a observarem os idosos vacinados por até 30 dias após a aplicação da vacina”, disse a geriatra.


    Saiba onde encontrar encontrar a vacina

    – Centro de Saúde Coletiva – Rua Santos Dumont, S/Nº

    – PSF Alto da Serra – Rua Teresa, 2.024 (Praça Miguel Couto)

    – PSF São Sebastião – Rua São Sebastião nº 625

    -UBS Alto Independência – Rua Ângelo João Brand s/n

    -UBS Quitandinha – Rua General Rondon nº 400

    -Ambulatório Escola – Rua Hívio Naliato nº 169

    -UBS Itamarati -Rua Bernardo Proença nº 32

    -Hospital Alcides Carneiro – Rua Vigário Corrêa, 1.345

    -UBS Morin -Rua Pedro Ivo, nº 81 – Morin

    -UBS Itaipava – Estrada Philúvio Cerqueira Rodrigues s/n

    -UBS Pedro do Rio – Estrada União e Indústria s/n

    – PSF Posse-Estrada União de Indústria nº 33.530

    – Coordenação Epidemiologia – Hospital Municipal Nelson de Sá Earp Rua Paulino Afonso, 455

    – UBS Mosela – Rua Mosela nº 744

    -Funcionamento especial – UBS Retiro – Av. Barão do Rio Branco s/n – Horário de funcionamento de 13h às 19h.

    *Atendimento de segunda a sexta-feira de 8h às 16h – Com intervalo de 1 hora de almoço


     

    Últimas