Saúde e CPTrans terão que estabelecer nível seguro de ocupação dentro dos ônibus
A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) e a Secretaria de Saúde estão elaborando uma nota técnica que vai estabelecer o nível seguro de ocupação dentro dos ônibus do transporte público municipal. O documento deve ficar pronto na próxima semana para que no dia 15, data prevista para o início da abertura das atividades da linha amarela, as empresas de ônibus tenham uma base técnica para evitar a superlotação nos veículos.
As denúncias de ônibus lotados e o reforço nos horários das linhas foram temas de um encontro na manhã desta sexta-feira (5) entre empresários de ônibus e representantes da CPTrans e Prefeitura. O Sindicato das Empresas de Transporte (Setranpetro) garantiu que a nota técnica será seguida para evitar as aglomerações dentro dos coletivos.
Enquanto o documento não é publicado, o sindicato também informou que as empresas se comprometeram a não permitir que os ônibus circulem lotados. Motoristas serão orientados a impedir aglomerações, com vários passageiros em pé. O Setranspetro disse ainda que trabalha para sanar o que chamou de problemas pontuais em algumas linhas, com reforço na frota e mudanças nos horários. Denúncias sobre irregularidades devem ser feitas à CPTrans, pelo telefone 156.
O Setranspetro alega que quase 60% da frota está nas ruas para atender uma demanda de 35% dos usuários, mas, ainda assim, garantiu que, a partir do dia 15, com a abertura de parte do comércio haverá um aumento na quantidade de ônibus. O sindicato não informou de quanto será esse reforço e acrescentou que usará como base a nota técnica da Prefeitura.
Leia também:
Com metade dos ônibus na rua, governo tenta apoio do MP para garantir aumento da frota