• Rua Paulo Barbosa terá centro comercial com 11 lojas e 250 vagas de estacionamento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/10/2019 09:00

    Esperada há anos, a revitalização da Rua Paulo Barbosa começa a sair do papel. Com a demolição do Abrigo Oscar Weinschenck, a população começou, enfim, a ver mudanças na rua, que ganhará novas calçadas, mais largas, e áreas de embarque e desembarque de ônibus. A região também terá um novo entro comercial com 11 lojas e um estacionamento com 250 vagas.  O projeto de restauração já foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) e apresentado pela Prefeitura, que anunciou as obras por meio de uma Parceria Público Privada (PPP).

    O engenheiro Rodrigo Simão, responsável pela obra, explica que há vários pontos que ainda estão em discussão. Isso porque a via é um dos pontos com maior concentração de lojas na cidade e é onde também está boa parte das áreas de embarque e desembarque do transporte coletivo que atende a população.  “Tudo ainda está sendo discutido com a Prefeitura. Não há nada certo de que faremos outros pontos da rua. A previsão é concluir esse trecho até o mês que vem, dando uma cara nova para esta área da Paulo Barbosa. A rua tem uma grande concentração de comércio, são farmácias, padarias, mercados. Temos também um shopping e um cinema. Tudo isso atrai as pessoas para cá”, comentou.

    Leia também: Barracas ao longo da BR-040 também estão sendo demolidas pela Concer

    Segundo Rodrigo Simão, as calçadas e ponto de ônibus – onde ficam seis linhas da Viação Turb – serão acessíveis e terão piso táteis para deficientes visuais. Além disso, a intenção é instalar fiação subterrânea e retirar quatro postes entre o estacionamento e a esquina com a Rua Souza Franco (rua da feira). “As caixas para o enterramento ficarão prontas e a previsão é conseguir tirar esses fios e dar mais visibilidade para o empreendimento, tanto para o novo centro comercial quanto o Mercado Estação”, explicou o engenheiro.

    Simão não informou se grandes marcas de lojas irão para o novo centro comercial, mas ele disse que já está sendo procurado por comerciantes interessados em abrir lanchonetes e farmácias, entre outras. “Ainda não temos nenhum contrato fechado, mas as lojas são grandes, com 11 metros quadrados cada uma. É um bom espaço e um local por onde circulam milhares de pessoas todos os dias”, ressaltou.

    Leia também: Cansados de esperar por obras, moradores do Taquaril arregaçam as mangas para reparar estrada

    Além da reforma daquele lado da Paulo Barbosa, o que também deve ficar pronto em 2020 é o novo prédio do supermercado Extra. O imóvel pegou fogo há dois anos e desde então a área está fechada. A assessoria de imprensa do supermercado não informou quando a intervenção terá início, mas garantiu que a loja fica pronta no ano que vem.

    Projeto de revitalização da Paulo Barbosa prevê calçadas mais largas

    O projeto aprovado pelo Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) está disponível no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br), dentro do Plano Municipal de Mobilidade (PlanMob). O documento prevê uma completa reformulação da região, com a ampliação das calçadas, instalação de abrigos de ônibus, mudança na disposição do ponto de táxi e do estacionamento rotativo. 

    De acordo com o projeto, a calçada ganhará mais 50 centímetros e os pontos de ônibus (que ficarão separados) terão 2,50 metros e contarão com bancos e coberturas para os usuários.  

     

    Últimas