• Rua Doutor Porciúncula tem novo esquema de trânsito

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/06/2016 18:30

    A Rua Doutor Porciúncula, que fica num dos pontos mais complexos e movimentados do centro da cidade, opera em novo esquema de trânsito. Uma das faixas de rolamento, que funcionava no sentido Paulo Barbosa, foi transformada numa faixa inversa exclusiva para ônibus. Com a modificação, os coletivos que ficam estacionados nos pontos na calçada do Terminal Rodoviário do Centro podem sair em horários variados, sem ter que respeitar uma ordem de posição. 

    Para os motoristas de ônibus, a transformação foi muito positiva. “Antes os coletivos que estavam na parte de trás da fila tinham que esperar o primeiro sair para que os outros fossem saindo atrás, porque só existia uma fila. Funcionava parecido com um ponto de táxi. Agora, com essa mudança, a gente pode sair no horário variado, não dependendo de que os ônibus à frente saiam antes”, contou. 

    Com a mudança, a rua agora possui duas faixas para os ônibus e uma no sentido inverso para veículos. 

    As vagas de táxi e carga e descarga, que ficam do outro lado da via, não sofreram alterações. Para o presidente da CPTrans, Jorge Fernando Badia, a medida visa dar mais conforto e comodidade à população. “Nós abrimos mais uma faixa para que os ônibus possam sair sem depender de que os outros que estão na frente saiam. Essa mudança é muito benéfica para os passageiros. Fora isso, não haverá nenhum outro tipo de alteração que possa prejudicar os motoristas, passageiros, taxistas e nem mesmo os comerciantes”, completou.

    Os passageiros aprovaram a mudança. “Havia dias que os primeiros ônibus atrasavam por algum motivo e a gente ficava aqui na fila esperando que eles saíssem para que o nosso ônibus pudesse deixar o ponto com destino ao nosso bairro. E nessa brincadeira a gente perdia muito tempo. Teve um dia que demoramos 40 minutos porque um ônibus quebrou na fila. Agora, com essa mudança, não deve mais ter esse tipo de problema, porque com essa faixa nova os ônibus terão liberdade para sair”, disse Jorge Reginaldo Vivarini, de 45 anos, corretor de imóveis.

    Para os taxistas, por enquanto não há nenhum problema na alteração. “Eles reduziram uma faixa de rolamento, onde as pessoas estavam acostumadas a passar. Agora, estreitaram a via, e isso pode gerar um pouco de congestionamento, mas com o tempo isso tudo deve se resolver. Não podemos ser egoístas a ponto de reclamar disso antes mesmo da mudança começar, ainda mais porque essa alteração vai beneficiar muito os passageiros”, disse um taxista que preferiu não ser identificado.

    A mudança que começou a valer na última terça-feira será em caráter definitivo. 


    Últimas