• Rossi diz que não dará aumento de passagens

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/12/2016 09:40

    O prefeito eleito, Bernardo Rossi, anunciou ontem que não dará aumento de passagem, conforme pedido do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro), por meio de ofício encaminhado ao atual governo municipal. Ele disse que, antes de discutir o aumento, terá que analisar os dados e informações sobre o transporte público, custo financeiro e a planilha da Companhia Petropolitana de Transportes e Trânsito (CPTrans), que orienta o reajuste da tarifa.

    O futuro governo terá ainda que nos primeiros dias indicar os representantes da administração municipal no Conselho Municipal de Trânsito (Comutran), que desde o ano passado deixou de ser consultivo e passou a ser deliberativo. A discussão do aumento terá que ser feita no Comutran, que deverá publicar parecer com decisão sobre o aumento ou não da passagem, inclusive o percentual de reajuste. 

    No domingo, o Setranspetro publicou nota na imprensa, comunicando que encaminhou ofício à Prefeitura e à CPTrans solicitando aumento da passagem de R$ 3,50 para R$ 4,02. Na mesma nota, ao fazer críticas à postura do governo municipal, deixa claro que o aumento da passagem deveria ser a última estratégia para garantir o equilíbrio econômico do sistema de transporte público.

    O Sindicato na nota afirma que há outras estratégias que diminuiriam o impacto dos reajustes anuais das tarifas pagas pelos passageiros. Para o Setranspetro, a adoção de políticas públicas, como subsídios para as gratuidades, reduções tributárias, investimentos em planejamento de mobilidade urbana e diminuição de custos operacionais implicariam na manutenção do equilíbrio econômico financeiro das empresas. Para o sindicato das empresas, se essas medidas fossem adotadas, o reajuste tarifário não seriam tão severos quanto o agora proposto pelo Setranspetro. 

    Pelo menos, na questão de mobilidade urbana, o comentário do sindicato das empresas vai de encontro à proposta do novo governo, que vem trabalhando antes mesmo de assumir a recuperação de recursos para projetos nesta área em Petrópolis. O prefeito eleito, Bernardo Rossi, na sua primeira ida a Brasília, após as eleições, passou por vários ministérios e um dos projetos em discussão foi a recuperação de recursos para a mobilidade na cidade.

    Últimas