• ROER oferece aulas gratuitas de código morse para radioamadores

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/07/2018 17:48

    A Rede de Operações de Emergência (ROER) está oferecendo aulas gratuitas de código morse para o  aperfeiçoamento de radioamadores em Petrópolis. O sistema de comunicação, composto por pontos e traços para enviar mensagens em código, é menos suscetível a alterações climáticas e permite a decodificação sem necessidade de equipamento especial. A cidade conta com 41 pessoas habilitadas para a função, que atuam no momento em que todas as outras formas de comunicação param de funcionar.

    “É fundamental que a gente esteja sempre aprimorando o atendimento para a população. Quanto mais rápido os órgãos são acionados, melhor para os petropolitanos em caso de ocorrência. O código morse é diferenciado por não ser necessário um equipamento próprio para entender as mensagens”, explica Fábio Hoelz, Coordenador de Educação da ROER.

    A ideia da ROER é preparar os profissionais do município para grandes ocorrências, trabalhando de maneira antecipada e organizada. Em abril deste ano, 23 novos profissionais foram regulamentadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) para realizar a atividade na cidade e outras 28 pessoas aguardam a definição de uma data pela ANATEL para também estarem aptas à função. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, na Sala de Cooperação da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias.

    O ROER mantém parceria com a Defesa Civil desde o início de 2017, conforme previsto na lei que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC). O grupo é parte dos planos de contingência do município, participando ativamente das ações da Defesa Civil com o suporte em treinamentos e simulados. Além disso, o grupo ajudou a reativar o sistema integrado de comunicação da prefeitura, que funciona através de rádios transmissores e atende aos setores de resposta do município.

    "O trabalho integrado com os radioamadores é fundamental para a Defesa Civil no momento em que acontece uma grande tragédia. Desde o início da nossa gestão, o grupo participou de um treinamento simulado com a gente e ganhou uma sala dentro da Defesa Civil.  A comunicação é peça chave para uma resposta mais eficaz”, afirma o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, coronel Paulo Renato Vaz.

    Maior evento de radioamadores do país acontece em Petrópolis

    A 3ª edição da ExpoRadio, considerado o maior encontro de radioamadores do Brasil, será realizada no Vale do Cuiabá nos dias 28 e 29 de julho. O evento reúne profissionais de todo o país, Uruguai, Argentina, Chile, além de agentes de órgãos de atendimento em situações de emergência e socorro. A Rede de Operações de Emergência de Radioamadores de Petrópolis (ROER) e a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias participam desta edição apresentando as ações em conjunto realizadas na cidade. Os organizadores estimam a participação de mais de 400 pessoas.

    Últimas