• Risco de queda de árvore preocupa moradores do bairro Esperança

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/07/2019 14:10

    Moradores da Rua Brigadeiro Castrioto, no Bairro Esperança, reclamam de uma árvore que apresenta risco de queda há cinco meses. A árvore de aproximadamente 10 metros está com suas raízes expostas e, se cair, pode arrebentar os fios da rede elétrica e atingir alguma casa, além de prejudicar o acesso à rua. Diversas solicitações foram feitas às autoridades, mas até o momento nenhuma equipe esteve no local.

    Leia também: Nova frente fria volta a derrubar as temperaturas em Petrópolis

    De acordo com o professor de dança, Sérgio Meira, o problema começou a dois anos, quando uma retroescavadeira começou a ser utilizada na rua para a retirada do lixo. “Há cerca de dois anos, a Comdep começou a vir com uma retroescavadeira, e a raiz da árvore começou a aparecer, e foi só piorando, porque cada vez que vem aqui eles tiram um pouco mais de terra. A árvore deve ter uns 12 metros de altura e está na beira da rua. Se cair será um transtorno geral, porque vai arrebentar a fiação, pode atingir carros e pedestres e do outro lado da rua tem a oficina do meu pai que, com certeza, será atingida”, contou

    O filho de Sérgio, Patrick Meira, 20 anos, relata que o problema é reclamado há cinco meses com diversas autoridades, mas até o momento ninguém esteve no local para, ao menos, analisar os riscos. 

    “Já estamos reclamando há cinco meses ou mais sobre essa árvore. Com a Defesa Civil, já entramos em contato mais de cinco vezes e umas três com o Corpo de Bombeiros, além do Setor de Obras da Prefeitura, mas nada foi feito. Eles ficam falando que nada podem fazer, e mandam ligar para outro lugar, ficam empurrando a responsabilidade uma para outra e não resolvem nada”, contou Patrick.

    Por nota a Prefeitura informou que a Secretaria de Meio Ambiente vai enviar uma equipe técnica para avaliar a situação da árvore. Biólogos e Engenheiros Florestais do quadro da pasta continuam realizando periodicamente vistorias nas árvores do município, com o objetivo de verificar o estado fitossanitário das mesmas.

    Caso seja necessário o corte da árvore, o trabalho será realizado por uma equipe da Comdep.

    O serviço de coleta de lixo não usa retroescavadeira. As equipes operacionais são orientadas sobre a forma de uso de máquinas pesadas, utilizadas para os serviços de remoção de entulho.



    Últimas