• Reunião do programa Lidera Rio aborda o incentivo ao setor do turismo na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/06/2016 09:20

    O Sebrae promoveu ontem um dia de encontro com empresários, gestores públicos e membros do Conselho Municipal do Turismo para traçar metas e objetivos para melhorar o desenvolvimento turístico de Petrópolis. A reunião com palestras e workshops faz parte do programa Lidera Rio, criado pelo Sebrae para fomentar a construção de um ambiente favorável ao fortalecimento da cadeia produtiva do setor, impulsionando a economia local por meio do turismo.

    Entre as principais metas está promover e comercializar o destino de forma cooperada, aumentando a ocupação hoteleira em torno de até 10% na baixa temporada até maio do ano que vem. 

    Além disso, uma das novidades é promover a capacitação e qualificação de gestores. “Nós já capacitamos os trabalhadores da parte turística e agora precisamos qualificar os gestores, os gerentes, aqueles que chefiam e coordenam”, disse Evany Noel, representante da Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis. Além da qualificação, um outro objetivo que foi traçado é o cadastro dos hotéis e pousadas num sistema integrado para o registro diário de ocupação. “Cada estabelecimento vai ter o seu login e senha e vai cadastrar o número da taxa de ocupação diária. Assim poderemos monitorar e emitir boletins com médias mensais de ocupação”, explicou Evany .

    Entre outras metas está gerir um projeto de turismo com base em dados socioeconômicos também com registros de arrecadação do município, gerada pela cadeia produtiva do turismo.

    Promover e comercializar o destino de forma cooperada, aumentando a ocupação hoteleira em torno de 10% até maio de 2017, na baixa temporada. E também registrar o número de empregos formais na cadeia.

    Para Evany, a integração entre a iniciativa pública e privada é muito importante para que Petrópolis possa se desenvolver cada vez mais. “É fundamental, porque o turismo só acontece quando há parceria entre o setor privado e o setor público. Não tem como funcionar separadamente, tem que haver sempre uma energia conjunta, uma sintonia. Isso que foi construí- do aqui. Através do Conselho Municipal de Turismo vai ser criado um grupo de trabalho para elaborar e detalhar esses objetivos em projetos e monitorar o andamento”, completou. Na conclusão do programa de ontem, a visão de futuro definida para Petrópolis foi ter a Cidade Imperial como referência de destino de serra em todo o Brasil para proporcionar experiências turísticas memoráveis. O Lidera Turismo foi criado em 2008 para proporcionar a construção de um ambiente favorável ao fortalecimento da cadeia produtiva do setor, impulsionando a economia local por meio do turismo.

    Os encontros que acontecem mensalmente envolvem especialistas do setor e seminários sobre casos de sucesso e novas práticas.

    Últimas