• Retiro ganha estacionamento rotativo com 30 vagas para disciplinar o trânsito

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/03/2020 17:32

    Passaram a funcionar, nesta semana, as vagas de estacionamento rotativo da Sinal Park nas ruas Hermogêneo Silva e Avenida Barão do Rio Branco, na altura do Retiro. São cerca de 30 vagas dispostas nas duas pistas. O trecho era constantemente motivo de discordância de motoristas por causa do estacionamento irregular. Comerciantes argumentam que a medida deve beneficiar o tráfego no trecho e a oferta de vagas para clientes.

    O trecho em frente à 105ª Delegacia de Polícia era o mais crítico. Veículos chegavam a parar em fila dupla ou em cima dos canteiros. Motoristas reclamavam constantemente do desrespeito a leis de trânsito e o tráfego pesado que se forma na via nos horários de pico. Mais à frente, sentido bairro, na Rua Hermogêneo Silva, onde havia a demarcação de vagas em frente ao comércio, agora funciona também o rotativo.

    Leia também: Quinze linhas de ônibus são deslocadas do Terminal Centro

    Na loja de materiais de construção Beira Rua, a auxiliar de escritório Milena Nunes disse que os comerciantes acordaram entre si em pagar o valor do rotativo para clientes que consumirem nas lojas. Cada estabelecimento estimou um valor mínimo de consumo. “Os comerciantes optaram por pagar o valor de R$ 1,25 como uma forma de garantir a vaga para os clientes. Porque há estabelecimentos com estacionamento próprio e nós que não temos acabaríamos saindo perdendo”, disse.

    As vagas regularizaram o estacionamento na via principal, mas fez com que motoristas buscassem vias alternativas sem demarcação para não pagar a taxa. Nas ruas Henrique Dias e Vidal de Negreiros, o número de veículos mais que dobrou. Segundo a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), estão sendo feitas rondas regulares na localidade e foi verificado que houve uma melhora no fluxo do trânsito por consequência da implementação do rotativo na localidade. 

    As vagas estão na faixa de cobrança da zona branca e, segundo a CPTrans, as vagas preferenciais foram disponibilizadas dentro dos parâmetros estabelecidos por lei. A CPTrans ainda disse que o pleito inicial pela instalação do rotativo partiu dos comerciantes do local, que demonstraram satisfação com o sistema, por conta da maior rotatividade de veículos nas vagas.  Outro ponto a ser destacado, segundo a companhia, é que com as novas lojas que serão abertas, o rotativo tem função fundamental para manter o ordenamento do trânsito no bairro.

    Últimas