Restrições de circulação fazem cair índices de crimes em Petrópolis
Em meio a pandemia do Covid-19, as prisões em flagrante em Petrópolis aumentaram cerca de 88% em um mês, de acordo com os dados do Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP) divulgados na terça-feira (26). Em abril, foram 83 flagrantes registrados nas duas delegacias de polícia – 105ª (Retiro) e 106ª (Itaipava). Já em março, foram 44.
As prisões em flagrante foram os únicos registros que tiveram aumento neste período, todos os outros crimes apresentaram queda nos boletins de ocorrência feitos nas delegacias. O motivo são as medidas de restrições impostas pelos governos Municipal e Estadual para conter a disseminação do novo coronavírus.
Desde o dia 13 de março, apenas crimes graves são registrados presencialmente nas unidades policiais, o restante é feito pelos canais na internet da Secretaria de Segurança Pública. Com isso, o ISP alerta para a subnotificação dos crimes em todo o Estado do Rio de Janeiro.
Apesar do aumento das prisões em flagrante no último mês, em comparação a abril do ano passado, sem o cenário da pandemia, houve queda de 10% neste tipo de ação. De acordo com os dados do ISP, em abril de 2019 foram 92 flagrantes registrados, no mesmo período deste ano foram 83.
Os crimes que apresentaram maior queda nos registros de ocorrência em comparação a abril deste ano e o mesmo mês de 2019 foram: os roubos que caíram 86%, os estupros que ficaram 72% menor, os furtos com cerca de 60% a menos e os estelionatos que tiveram redução de 46%.