• Réquiem para o Corredor Cultural

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  • 04/04/2016 11:55

    O nosso Corredor Cultural, foco de inúmeras reuniões realizadas entre as entidades envolvidas, por enquanto se atem às palavras, idéias e atitudes tomadas e discutidas nesses momentos, não resultando, talvez por falta de intenção, na sua implantação. O que mais acontece em Petrópolis são ações isoladas de curto prazo que são levadas pelo vento da temporariedade. Em maio de 2014 foi publicado neste jornal um artigo de minha autoria intitulado Corredor Cultural…a hora é agora. A importância do corredor cultural para uma cidade com as características de Petrópolis é da maior relevância para o desenvolvimento cultural e turístico local, agregando o fato de que se transformará em uma ferramenta de alavancagem cultural atual e sustentável. Os quatro objetivos principais: incentivar a formação artística e cultural, incentivar a produção cultural e artística, preservar e divulgar o patrimônio histórico e cultural do Município e dar apoio a outras atividades consideradas de relevante interesse cultural. Dado o potencial histórico-cultural de Petrópolis e considerando as ações de revitalização que serão efetuadas na área, este artigo se justifica pela necessidade de colaborar para colocar o Corredor Cultural como mais um produto turístico prioritário para a cidade, agregando ainda mais valor à oferta turística já oferecida e propiciando mais um ambiente de lazer para sua população. Outro ponto é a possibilidade de tornar o Corredor Cultural um produto turístico comercial, com a  necessidade de desenvolver um plano de revitalização cultural, social e econômica, adotando-se ações para sua melhor implementação, tendo como objetivo mostrar a importância deste recurso turístico como agregador de valor para o destino turístico, permitindo que esse mude seu posicionamento perante o mercado e se torne mais competitivo. Como ferramentas para se fazer o diagnóstico local pode-se adotar: a Matriz SWOT e a Tabela de Avaliação e Hierarquização dos Atrativos (técnicas de planejamento estratégico). O Brasil possui variados recursos, aparecendo em 23º lugar como detentor de recursos culturais no estudo de competitividade do World Economic Forum (2011), e em 1º lugar em recursos naturais. Segundo pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo, o turismo cultural aparece em terceiro lugar nas preferências daqueles que viajam pelo Brasil, só perdendo para o eco-turismo e para o turismo de aventura. Estudos realizados em âmbito internacional, apontam o crescimento das viagens em que a cultura é a motivação principal e demonstram as vantagens financeiras, sociais e ambientais resultantes do desenvolvimento do segmento. Outra importante fonte de informação sobre o turista brasileiro, é a pesquisa Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro – 2009 que revela as principais tendências da demanda do mercado turístico, onde se percebe que as viagens estão sendo cada vez mais relacionadas às experiências autênticas que um destino turístico pode oferecer, muitas delas relacionadas ao resgate do valor, da cultura e da história do destino. Esses resultados vêm demonstrar que a cultura atua como força motriz do sistema turístico, motivando a criação de leis que amparem e favoreçam a implantação do Corredor Cultural e que regulamentem o segmento do turismo cultural, bem como seus recursos, o patrimônio material e imaterial. O Corredor Cultural devidamente entendido, planejado e divulgado deve aparecer como agregador de valor para a cultura local e turística. Assim, vamos a ele. 

     achugueney@gmail.com


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