• Republicação de edital de cultura deve ocorrer ‘nos próximos dias’, diz IMCE

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/07/2020 10:52

    O Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) confirmou nesta quinta-feira (16) que vai republicar o edital para seleção de até 100 projetos de apresentações culturais pela internet. A nova data será divulgada nos próximos dias. O edital, publicado em maio, foi temporariamente suspenso no dia 1° de junho para atender pedidos de revisão feitos pela classe artística e também a solicitações do Ministério Público. 

    Entre as mudanças solicitadas para o edital está a inclusão do segmento de “Produção Cultural” entre as áreas que podem se inscrever; a retirada da exigência sobre o tamanho do vídeo que deve ser enviado – que agora poderá ser enviado também através de link; o envio de um vídeo de, no máximo, 3 minutos de duração para viabilizar a análise técnica do material; entre outros.

    “Estamos trabalhando há cerca de quatro meses no edital e ele foi parado. O IMCE não vai medir esforços para atender a cultura da cidade. É uma nova maneira de fazer cultura.  Além deste, novos projetos estão sendo apresentados ao Instituto e o mais breve possível vamos colocá-los em prática”, explica o diretor-presidente do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), Renato Freixiela.

    Poderão se inscrever artistas e produtores com projetos dos mais diversos segmentos culturais, como música, dança, teatro, entre outros. Cada projeto selecionado vai receber R$ 1.200. É uma forma de não só oferecer entretenimento para a população com produções petropolitanas, como, principalmente, aquecer a cadeia produtiva local da cultura. Atualmente, as produções estão paralisadas, além de museus, teatros e o Centro de Cultura Raul de Leoni fechados.  

    O edital vai selecionar as mais diversas formas de manifestações culturais da cidade, como, por exemplo: performances musicais, performances cênicas, performance de dança, vídeo aulas, oficinas, leitura dramatizada, recital, contação de histórias, filmes, animações, palestras sobre conteúdo cultural, entre outros.

    Sobre o edital

    O objetivo do edital que vai selecionar os 100 projetos é fazer com que a oferta de conteúdo cultural continue através das plataformas digitais. Serão aceitos projetos apresentados em formato de vídeo com o mínimo de 15 e máximo de 30 minutos, com conteúdo cultural que seja desenvolvido por agentes do município.

    A seleção de projetos culturais será realizada em duas categorias: projetos que sejam desenvolvidos especificamente para o edital, ou vídeos já veiculados anteriormente, desde que apresentados nos formatos estabelecidos pelo edital.

    Os projetos deverão ser enquadrados em uma das seguintes áreas: Artesanato, Artes Plásticas/Visuais, Audiovisual, Bandas Marciais, Canto Coral, Culturas Afro-brasileiras, Indígenas e Populares, Cultura Germânica, Cultura Urbana, Dança, Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos, Literatura, Música, Teatro ou Patrimônio Histórico e Produção Cultural.

    Após a seleção dos projetos, os artistas contemplados terão 10 dias para gravar os vídeos culturais, de acordo com o conteúdo do projeto selecionado, os quais serão veiculados no site da Prefeitura de Petrópolis e em demais plataformas e redes sociais.

    Leia também: 

    Últimas