• Remessa de testes rápidos importados da China chegam na próxima semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/05/2020 16:34

    Após 45 dias da compra, a segunda remessa com os testes rápidos adquiridos pela Prefeitura devem chegam na próxima semana. No início de abril a Prefeitura adquiriu 4 mil testes importados da China, mas apenas 500 haviam sido entregues. Uma outra remessa com 1,2 mil testes rápidos também foram enviados pela Secretaria de Estado de Saúde no início deste mês, segundo a Prefeitura, uma nova remessa destes também estão para chegar na próxima semana. Há cerca de mil testes disponíveis na rede pública.

    Leia também: Saúde confirma mais oito mortes por Covid-19 em Petrópolis e número de óbitos chega a 42

    Os testes rápidos para detecção do novo coronavírus foram adquiridos para que pudesse agilizar o tratamento dos pacientes que dessem entrada nas unidades de saúde com os sintomas da doença. Estes, não tem a certificação do estado, e após a confirmação é necessário que seja feita uma contraprova. O exame PCR do laboratório do estado Lacen. 

    Leia também: Município ainda aguarda remessa de 3,5 mil testes rápidos importados da China

    Já a remessa fornecida pelo Governo do Estado, possui a certificação, não sendo necessário a contraprova. Estes estão disponibilizados seguindo as recomendações  da Nota Técnica Conjunta nº 01/2020. Sua utilização é exclusiva para indivíduos com quadro respiratório agudo, caracterizado por febre e acompanhado por tosse, dores de garganta e dificuldade respiratória. Ainda segundo o documento, o teste só deverá ser feito em pessoas que apresentem tais sintomas há, pelo menos, oito dias. Inicialmente, a testagem será realizada em profissionais da saúde e de segurança pública que estejam em atividade e pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança. Pessoas com mais de 60 anos também foram citadas no documento para a realização dos testes.

    Segundo a Prefeitura, nesta semana, não há informações sobre quantidade de resultados positivos e negativos dos testes aplicados.

     

    Últimas