• Reforço na prevenção: Programa Saber Saúde esteve em 8 escolas da rede municipal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/11/2019 10:00

    O Programa Saber Saúde está sendo aplicado em unidades da rede municipal de Educação com o objetivo de formar cidadãos críticos, capazes de decidir sobre adoção de estilo de vida saudável. Iniciativa do INCA, por meio da Coordenação de Prevenção e Vigilância, em sua Divisão de Controle do Tabagismo e Outros Fatores de Risco, o material informativo e as palestras já chegaram a mais de 200 profissionais da rede municipal e, agora, têm mais subsídios para falar de temas como prevenção ao tabagismo e câncer com os alunos da rede.

    Durante encontro com os profissionais que atuam nas escolas, as equipes das Secretarias de Educação e Saúde, responsáveis pelo programa na cidade, distribuem um material de apoio que conta com dois livros, duas revistas para crianças e adolescentes, adesivos, cartazes, vídeos e um jogo. O público-alvo é formado por alunos do primeiro e segundo segmento do Ensino Fundamental, mas as sugestões de atividades podem ser adaptadas para a Educação Infantil e Ensino Médio.

    São abordados os seguintes fatores de risco para o desenvolvimento de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT): tabagismo, uso do álcool, alimentação inadequada, exposição excessiva à radiação solar, inatividade física e sexo sem proteção.  Fatores de proteção como a prática de atividade física, a alimentação adequada e o sexo com proteção também são abordados.

    Uma das escolas que recebeu o projeto foi a EM Dr. Theodoro Machado, no Vale do Cuiabá. “O programa traz uma metodologia continuada e apresenta informações que podem facilitar a abordagem de diferentes temas, visando a promoção da Saúde, destacando o trabalho de prevenção que pode ser realizado em todos os anos de escolaridade. A escola desenvolve um importante papel na formação para uma vida saudável, considerar a saúde como tema do currículo delega à escola a função de formadora de protagonistas, e não pacientes, capazes de valorizar e defender esse bem tão precioso. Assim a formação dada deve motivar e capacitar o aluno para o autocuidado entendendo a saúde como direito e responsabilidade pessoal e social”, afirma a diretora da EM Theodoro Machado, Shirlei Fernandes.

    A partir do Programa Saber Saúde, a escola criou um outro projeto: “Deixa Comigo”, organizando em parceria com o PSF Boa Esperança. “Ficamos motivados e criamos essa atividade diferenciada que prevê a participação dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Eles, junto com os profissionais do posto de saúde irão apresentar palestras com diferentes temas, durante o dia 26 de novembro, a partir das 8h na Escola Municipal Dr. Theodoro Machado para a comunidade, sempre lembrando a todos que a prevenção é o melhor remédio”, completou Shirley.

     

    Últimas