• Recicla Tecido entrega colchas para idosos do Lar São José Bento de Cotolleno

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/02/2016 09:00

    A Associação Recicla Tecido entregou, na última sexta-feira (12), 30 colchas produzidas pela Ong, em parceria com voluntárias da Casa da Amizade, aos idosos do Lar São José Bento de Cotolleno, no Siméria. As colchas foram confeccionadas durante 10 dias úteis, com as aparas de tecidos, doadas à Ong por empresas petropolitanas. A produção contou com a ajuda da Zezé, de 74 anos, e a Helena, de 83. Ambas, da Casa da Amizade. Além disso, também ajudaram na produção a presidente da Ong, Claudia Martins, o marido Sidney Carvalho e a costureira Gabrielle. 

    Durante a entrega Claudia e Sidney  aproveitaram para conhecer um pouco mais da história dos 28 idosos, que estão abrigados no Lar. Recebida por um dos moradores, Rafael, um senhor para lá de carismático e cheio de energia e boa vontade, Claudia foi perguntando a cada um, sua cor preferida, para que, de maneira individual, eles escolhessem a colcha que seria doada. Todas com estampas muito variadas e coloridas, forradas com malha e viés, com o objetivo de levar muita cor e alegria ao espaço. 

    Rafael, gostou da colcha xadrez e logo a esticou em cima da sua cama. Já Maria Antônia, que tem 90 anos, preferiu uma com a cor vermelha e ficou muito feliz com a visita. A senhora, que passou por muitos momentos de tristeza, porque ao longo da vida perdeu os filhos, marido e irmãos, ficando sozinha, sem parentes, deu um exemplo de alegria e otimismo. As cuidadoras do lar contaram que ela gosta de passear. Além de animada, Maria Antônia é muito vaidosa, usa brincos e gosta de se cuidar e deixar o cabelo sempre arrumado. 

    Esses são apenas alguns dos exemplos dos internos do Lar São José Bento de Cotolleno, que passou recentemente por uma intervenção da Vara da Infância, Juventude e Idosos. O antigo diretor foi afastado e uma interventora foi nomeada, indicada pela Secretaria de Trabalho, Renda e Assistência Social (Setrac) do município, a pedido do juiz Alexandre Teixeira.

    Os idosos, precisam de doações. Roupas, alimentos, produtos de higiene, são bem-vindos. O juiz está apurando as condições estruturais da casa que abriga os idosos, para saber se será possível que eles continuem no local. Caso contrário, eles serão transferidos para outra instituição. Porém as doações, podem ser feitas diretamente aos internos do abrigo. O lar, fica na Estrada Presidente Sodré, nº 348, bairro Siméria.

    Desde que foi criado, em 2011, o Projeto Recicla Tecido, já se sensibilizou e ajudou outras entidades. O início foi marcado pela produção de colchas, mantas e fronhas para os desabrigados das chuvas, após a tragédia que atingiu a Região Serrana. Nos anos seguintes, a Ong produziu babadores, almofadas e pufes, para o Sanatório Oswaldo Cruz (SOC), em Corrêas; almofadas para a sala de leitura de uma escola municipal; mantas de bebês doadas individualmente e gorros para o Instituto do Câncer (Inca), no Rio.


    Últimas