• Quitandinha terá ecoponto: espaço para recolhimento de recicláveis será inaugurado na quinta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 09/04/2019 13:37

    Petrópolis vai ganhar mais um ecoponto de coleta seletiva, dessa vez no Quitandinha. O espaço, onde será possível levar materiais recicláveis e obter descontos na conta de luz, será inaugurado na próxima quinta-feira (11). É o terceiro local onde é possível participar do programa, facilitando o acesso para quem mora em comunidades como Dr. Thouzet, Independência, São Sebastião, Siméria, Castelânea, Amazonas, ao longo da Cel. Veiga, entre outros.
    Os outros dois ecopontos são na Mosela e em Itaipava, onde mais de 1,5 mil pessoas já levaram quase 115 mil kg de material desde novembro de 2017. Essa quantidade de material rendeu, para os petropolitanos, R$ 46 mil de descontos na conta de luz. 

    Leia também: Empresas e indústrias poderão direcionar parte do valor do IPTU e do ISS para projetos esportivos

    “O programa traz um duplo benefício: primeiro, tira da natureza materiais que demorariam anos para se decompor e que iriam poluir a nossa cidade e o meio ambiente; e depois, porque dá uma vantagem direta para quem adere o programa, reduzindo o valor da conta de luz. Esse sistema já funciona muito bem na Mosela e em Itaipava. Agora, no Quitandinha, vai permitir que moradores de várias comunidades próximas possam aproveitar os benefícios com ainda mais facilidade”, destaca o prefeito Bernardo Rossi. 

    O programa é uma parceria entre a Comdep e Enel Distribuição Rio. A Companhia cede funcionários que recebem os materiais e fazem o cálculo do desconto. Já concessionária é responsável pelo espaço e pelos equipamentos de pesagem e registro da entrega do material, além do recolhimento semanal de tudo que for entregue no ecoponto. 

    “A operação aqui no Quitandinha vai funcionar da mesma forma que na Mosela e em Itaipava. Na primeira vez que vier entregar materiais recicláveis, o morador deve trazer uma conta de luz e o cadastro será feito na mesma hora através do número de cliente. Com o cadastro, ele ganha um cartão e, a partir da segunda vez, é só trazer o cartão. O material reciclável é pesado e o desconto calculado vai vir na próxima conta de luz. E pode trazer materiais recicláveis quantas vezes quiser”, diz o presidente da Comdep, Wagner Silva. 

    O novo ecoponto fica na Rua General Rondon, 400 – em frente à sede da Comdep. Ele vai funcionar de 8h às 17h, de segunda a sábado. Os materiais que geram descontos na conta de luz são: papel e papelão; garrafas de plástico de refrigerante (garrafas pet); latas de cerveja e refrigerante; embalagens tipo longa vida; ferros em geral; plásticos (embalagens de detergente, água sanitária, margarina, copos, etc). 

    “Ao levar o material, basta ter dois cuidados: os materiais devem ser separados para que o cálculo possa ser feito; e devem estar limpos, porque senão não é possível reutilizar. Também é importante destacar que outros materiais podem ser levados, mas não geram descontos na conta de luz, como vidro, óleo de cozinha e lâmpadas não-fluorescentes”, explica o diretor técnico-industrial da Comdep, Marcos Albuquerque. Esses materiais são recebidos como doação. 

    O ecoponto da Mosela fica Rua Mosela, sem número, em frente à Cruz Vermelha, aberto de segunda a sexta, de 7h30 e 16h30. Já em Itaipava, fica Estrada União e Indústria, 10.000 – no Parque Municipal – aberto todos os dias, de 8h às 17h.

    Últimas