• Que vamos fazer?

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 24/06/2016 12:00

    Atos dos Apóstolos capítulo 2 nos conta da descida do Espírito Santo sobre os discípulos e da fala de Pedro anunciando Jesus. Ao ouvirem as palavras de Pedro, as pessoas que ali estavam perguntaram: “Que faremos, irmãos?” 

    A palavra que Pedro falara sobre Jesus atingira o coração daquelas pessoas. Agora, perguntavam pela conduta de vida que deveriam adotar. Tudo ficaria como antes? Evidentemente que não! Mas o que eles deveriam fazer? Qual a mudança que deveria acontecer? 

    A resposta de Pedro é: “arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para que os seus pecados sejam perdoados.” (Atos 2.38)

    E, é claro, haveria consequências na prática da vida diária, como já João Batista pedia: “Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento”. (Lucas 3.8)

    Assim é a Palavra de Deus: quando atinge o coração da pessoa, ela se dispõe a uma mudança de vida, com uma nova conduta de acordo com o Evangelho. 

    E esta mudança começa pelo arrependimento. Arrepender-se vem do grego metanoia e significa “dar meia volta”, “mudar o rumo”. 

    A primeira atitude do arrependimento é crer em Jesus como Senhor e Salvador – é a primeira mudança de rumo: passar a crer em Jesus. E o Batismo marca o início desta nova atitude desta nova vida.

    A segunda: confiar que Ele irá nos perdoar os pecados. Por nossa própria força e mérito, jamais teríamos perdoados os pecados. Mas Deus nos deu seu Filho Jesus, que nos oferece seu perdão pelo seu sacrifício na cruz. 

    A terceira atitude do arrependimento é viver a partir do Batismo em arrependimento diário, como bem nos lembra o reformador Martin Lutero: “por arrependimento diário, a velha pessoa em nós deve ser afogada e morrer com todos os pecados e maus desejos. E, por sua vez, deve sair e ressurgir diariamente nova pessoa, que viva em justiça e pureza diante de Deus para sempre.” Assim, dia após dia precisamos mudar o rumo quando entramos por uma estrada que nos afasta de Deus. 

    “Que faremos, irmãos?”, perguntaram os que ouviram falar de Jesus. Que esta seja a nossa pergunta dia após dia. Que a cada dia perguntemos a Deus como deve ser nosso modo de viver e agir e que nos deixemos guiar pelos ensinamentos de Jesus, o Filho de Deus, que veio a este mundo para ser “o caminho, a verdade e a vida” (João 14.6)

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703


    Últimas