• Quatorze policiais escalados para a segurança da Rio2016 se apresentaram

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/08/2016 18:42

    Na tarde desta quarta-feira (03), por volta das 16h, 14 agentes do 26° Batalhão da Polícia Militar de Petrópolis foram levados em um ônibus da corporação para se apresentar ao 4°BPM do RJ. Amanhã, em horário ainda não definido, mais PMs passarão pelo mesmo procedimento. Após a apresentação de todos os 50 militares convocados, a nova escala de trabalho será definida. Tudo indica que os turnos podem ser de 12 horas de trabalho com 24h de descanso ou 12h em atividade com 48h em casa. A transferência foi possível depois que o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, suspendeu na noite da última terça-feira (02) a decisão proferida pela 4ª Vara Cível de Petrópolis, de proibir o remanejamento de policiais militares lotados no batalhão do município, armamentos, munições e viaturas para a capital durante os Jogos Olímpicos. 

    Apesar disso, ainda cabe recurso contra a decisão. A Tribuna de Petrópolis não conseguiu saber através da 2ª Procuradoria de Tutela Coletiva se haverá ou não recurso. Os 50 policiais escolhidos foram divididos em duas equipes, a primeira composta por 24 PMs sairá de Petrópolis às 4h e a segunda, com 26 policiais, às 16h. Todos descerão e subirão a serra após a escala. É importante ressaltar que os agentes selecionados não estavam atuando na cidade e, por isso, não desfalcarão o efetivo que atua atualmente no município. Isso porque 32 oficiais que voltaram de férias no início desta semana, ou seja, que haviam entrado de férias no mês de julho, e os 18 PMs que estavam de licença especial, período de afastamento de até seis meses concedido aos servidores públicos após 10 anos de prestação de serviço, foram os convocados pelo Comando Geral da PM. 

    A medida foi aplicada em batalhões de todo o Estado, com o objetivo de reforçar a segurança no RJ durante a Olimpíada 2016. Além disso, os policiais militares só poderão tirar novas férias após o mês de setembro. O pedido de suspensão foi formulado pelo Governo do Estado. Na justificativa, o autor afirma que os Jogos Olímpicos apresentam um plano de segurança complexo, que demanda a integração entre diversos entes federativos. Além disso, a transferência de 50 policiais militares (segundo os autos do processo) não representa 10% do total do efetivo do batalhão local.

    Números de furtos no município aumenta 

    Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) apontam que Petrópolis teve um aumento de 22,4% no número de furtos em junho. Foram 191 casos, contra 156 em maio. O número de roubos também cresceu, passando de 26 para 30 (aumento de 15,3%), assim como o número de roubos a pessoas na rua quase triplicou: passou de cinco para 14 de um mês para outro. Já os furtos a veículos passaram de 19 para 23. 

    Últimas