Quarenta e cinco dias após anunciar restrições, Prefeitura diz que estuda reabertura gradual do comércio
O poder público está formulando uma estratégia para reabertura gradual do comércio, caso a curva de infecção do coronavírus na cidade alcance estabilidade. A ideia é que alguns segmentos possam recomeçar o atendimento com horário diferenciado e seguindo os protocolos de cuidados para evitar a disseminação do Covid-19. O assunto norteou uma reunião do Gabinete de Crise realizada nessa segunda-feira (27.04).
O prefeito Bernardo Rossi direcionou o encontro – por intermédio de videoconferência e os secretários municipais marcaram presença na discussão reunidos na sede da prefeitura.
Leia também: CDL pede reabertura do comércio, mas cita horário diferenciado
“Temos que ter um planejamento para que os empresários possam se programar. A ideia é a da reabertura gradual para que aos poucos possamos voltar ao mínimo da normalidade”, afirmou o prefeito Bernardo Rossi.
Ainda não há data definida para reabertura gradual, mas o poder público já esteve reunido com representantes de alguns segmentos como cabelereiros, papelarias e sindicatos.
“O plano estratégico está sendo formulado. Com auxílio das informações provenientes da saúde e aguardando os levantamentos de novos casos, poderemos em alguns dias decidir se já estamos prontos para a programar essa reabertura gradual”, explica Bernardo Rossi.
Para abertura os estabelecimentos deverão seguir regras como o distanciamento entre as pessoas, higienização do ambiente, horários diferenciados para evitar aglomerações. O poder público ainda está avaliando a questão da prorrogação dos decretos que apontam a necessidade de se manter espaços fechados. A decisão será divulgada nos próximos dias.