• Quando o respeito vira omissão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/01/2018 17:15

    São Paulo na sua 1.ª carta aos Coríntios cap. 8 trata de um assunto relativo ao respeito que os cristãos cuja fé esteja mais amadurecida devem ter com aqueles que ainda são novatos, imaturos na fé (v.11), principalmente aqueles que ainda não se desligaram totalmente dos vínculos aos cultos dedicados aos ídolos. Ele chama a especial atenção para as superstições que as pessoas fracas na fé têm em relação a comer ou não determinada alimentos, principalmente se eles forem tidos como oferendas a esses ídolos ou deuses falsos, pois como Paulo mesmo escreve no verso 6: “Porém para nós existe somente um Deus, o Pai e criador de todas as coisas, para quem nós vivemos. E existe somente um Senhor, que é Jesus Cristo, por meio de quem todas as coisas foram criadas e por meio de quem nós existimos”. Podemos incluir nesse mesmo contexto as superstições como horóscopos, amuletos, estátuas, águas abençoadas, bíblias abertas sobre mesas ou oratórios, o acender velas, o não cruzar com gatos pretos, o evitar certos números e a pior de todas as superstições, o tal de pensamento positivo. Quando Paulo recomenda que aquele que possui uma fé bem firme e fundada na palavra de Deus evitar comer um alimento que o cristão fraco ainda na fé acha que vai lhe trazer um determinado mal, ele o faz para que o neófito não se escandalize e, em se escandalizando, abandone o caminho que o levará ao desenvolvimento de uma fé segura e firme, baseada exclusivamente na palavra de Deus. Ele diz que o cristão maduro na fé não ganhará ou perderá nada em não comer o alimento que poderá escandalizar o neófito, mas poderá fazer com que este se sinta ofendido e abandone o caminho da salvação por uma questão menos importante. O importante é ir instruindo-o aos poucos nos ensinamentos do evangelho permitindo assim que o Espirito Santo atue e lhe proporcione uma fé segura e o liberte de crenças vãs e superstições. É até uma questão de educação. Mas isso não significa que o cristão deva se omitir perante o neófito ou ao pagão, não testemunhando dos ensinamentos de Cristo e transmitindo com amor, respeito e fundamentação, o que nos ensinam as escrituras sagradas ou que venha a participar de ritos onde essas superstições estejam presentes, pois assim agindo estará dando um mau testemunho de sua fé cristã e passando o falso ensinamento de que tais praticas ritos ou superstições não são abominações a Deus. Aí o cristão maduro estará, ajudando ao neófito ou ao não cristão a se desviar ou permanecer fora da fé em Cristo, aquela, e somente ela, que é capaz de nos libertar de todos esses medos infundados, dessas crendices pagãs e que aborrecem a Deus. Aí o cristão não só estará desrespeitando os ensinamentos de Cristo mas colaborando para que o neófito ou não cristão permaneça distante de Cristo e de suas verdades libertadoras, praticando o pecado da omissão. E Jesus afirmou que “aquele que lhe negar perante os homens eu os negará perante o Pai”. (Mateus 10:33).

    Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis. 

    Avenida Ipiranga, 346.

    Cultos todos os domingos às 9h. Tel. 24.2242-1703

    Últimas