• Proprietário será multado por retirar cerca que separa seu terreno de área pública

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 13/08/2019 14:30

    O proprietário de um restaurante e de um estacionamento na Rua Irmãos D’ Ângelo, no Centro, Sérgio Bernardes, será multado pela Prefeitura por ter retirado a cerca que separava o terreno da casa que ocupa, de uma área pública, onde será instalada a futura Praça Stefan Zweig. O projeto, coordenado pela Prefeitura, tem participação de importante escritório de arquitetura e está sob análise do Iphan.

    Leia também: Revisão do Código de Posturas: comissão vai propor aumento no valor de multas

    A irregularidade foi constatada por funcionários da Comdep, que faziam a limpeza do local. Quando perguntaram ao proprietário o que tinha acontecido, ele disse que tirara a cerca e que não a recolocaria. 

    “Vou fazer um jardim suspenso e colocar toras de eucaliptos no lugar da cerca. Não vou cercar como estava antes”, disse o proprietário. Segundo ele, existe um projeto sendo analisado no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para gradear o espaço. “A outra cerca está cheia de buracos e já flagramos moradores de rua fazendo acampamento aqui. O que pedi ao Iphan é para gradear”, comentou.

    Em nota, o Iphan informou que recebeu em 2018 o croqui de uma proposta de intervenção no local. Na época, foram feitas solicitações para modificações referentes à circulação, acesso e outros itens. No entanto, de acordo com o instituto “até o momento não foi enviado nenhum material para análise”. A praça ainda não foi inaugurada pela Prefeitura e, por isso, o terreno permaneceu cercado pela Comdep. 

    No fim da tarde de ontem, após a fiscalização do setor de Posturas para identificar o responsável e adotar as medidas necessárias, a cerca foi recolocada pela Comdep. A Prefeitura informou em nota que o projeto de construção da Praça está sendo elaborado pela Casa Stephan Zweig. A prefeitura aguarda a conclusão do projeto para iniciar a montagem dos equipamentos. 

    O terreno destinado à praça pertencia à Família Imperial e foi doado ao município por Dom Pedro Gastão de Orleans e Bragança e seu irmão Dom João. Uma lei municipal já determinou a construção de uma praça no local, que receberá o nome do escritor austríaco Stefan Zweig, que escolheu Petrópolis para morar, durante a II Guerra Mundial.

    Últimas