• Projeto vai transformar em peça histórias vividas por petropolitanos na quarentena

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/06/2020 19:34

    Um período de pandemia que sob o olhar minucioso de Andressa Hazboun, de 32 anos, vai se desdobrar em percepções individuais sobre o período. Uma das selecionadas pelo edital “Cultura Presente nas Redes”, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Andressa transformará em peça teatral momentos vividos por petropolitanos durante o isolamento social. É o chamado “Petrópolis na Quarentena”.

    Psicóloga e atriz, Andressa, que é natural de Natal, no Rio Grande do Norte, mora em Petrópolis há 3 anos e, inspirada pelo edital do Governo do Estado, teve a ideia de reunir numa peça teatral histórias e momentos marcantes vivenciados por petropolitanos durante a quarentena. De acordo com Andressa, dessa forma a obra não só será interpretada por atores da cidade, como terá, nos moradores, sua figura central.

    “Fiquei pensando em como o teatro abordaria esse tempo que estamos vivendo no futuro e decidi que gostaria de registrar isso. Faz parte do processo ver se há algo mais enfático que une essas histórias. A partir daí é possível criar uma linha de costura. Tem histórias inteiras que vão trazer uma fala, outras que vão terminar num personagem. Algumas saem, outras se juntam”, explica a idealizadora do projeto.

    O envio dos relatos é anônimo e tem acontecido através de um formulário que pode ser acessado por meio deste link. O recolhimento dos depoimentos faz parte da etapa de pré-projeto da iniciativa que, conforme prevê o edital, será desenvolvida entre julho e setembro. Num primeiro momento a peça acontecerá no ambiente virtual para, assim que possível, ser levada aos palcos.

    “A ideia seria estrear assim que o Teatro Dom Pedro reabrir. A obra é bem viva no teatro, então acredito que ela sofrerá mudanças quando for para o ‘ao vivo’, até na relação com o público, que não sabemos como será. Quando você conta o que está vivendo ou ouve outras histórias, isso gera conexão, cria significado já que olhamos para o futuro com mais sabedoria”.

    Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas na página do ‘Petrópolis na Quarentena no Instagram.

    Na imagem, a psicóloga, atriz e idealizadora do projeto ‘Petrópolis na Quarentena’, Andressa Hazboun.

    Leia também: Museu Casa de Portinari lança página especial #CulturaEmCasa

     

     

    Últimas