Projeto social da igreja católica oferece atendimento para moradores de rua
Com o objetivo de devolver a dignidade e levar melhores condições de vida para quem vive em situação de rua na cidade, a Missão Católica Ágape, há nove meses oferece o Banho Solidário móvel. A partir da demanda, agora eles dão passos para a construção de um sítio de recuperação para aqueles que vivem nas ruas.
O fundador e coordenador da obra, Marco Antônio Dutra, é o responsável pelo projeto, que conta com a ajuda de voluntários. Com atendimento às segundas e quintas-feiras, na Rua Visconde do Bom Retiro, conhecida como Rua da Feira, eles atendem até 40 pessoas por dia.
“O Ágape surgiu há três anos, com um chamado de Deus. Eu estava em oração quando ouvi uma voz que disse: vai aonde ninguém quer ir. A partir dali começou a surgir o Ágape, com acompanhamento das pessoas necessitadas, conversas e aconselhamento. No Banho Solidário, nós conversamos com as pessoas, oferecemos banho, roupa, lanche e ainda a oportunidade de fazer a barba e o cabelo. Mas nós queremos mais que isso. A nossa proposta é tirá-los da rua, então fazemos a proposta para eles se recuperarem em um dos Sítios do Padre Quinta”, conta Marco Antônio, conhecido como Marquinho.
Apesar do pouco tempo, em nove meses o Ágape retirou 21 pessoas das ruas. Vendo a demanda do trabalho, do número de moradores de rua, agora eles dão passos para a construção do próprio sítio de recuperação.
“Queremos montar uma fazenda de recuperação, com toda a estrutura necessária, de quarto, cozinha, uma capela, quadra para esportes, horta e outros espaços necessários. Com acompanhamento espiritual e psicológico com profissionais. Queremos promover um espaço para a recuperação total de cada um deles. Nós vivemos de doação, e através de alguns padrinhos estamos avançando nesse sonho inspirado por Deus. Esperamos conseguir inaugurar o sítio dentro de um ano”, adiantou o idealizador do projeto.
A Missão Católica Ágape é um movimento onde seus membros vivem uma regra de vida, tendo por carisma, a compaixão e a misericórdia. Os patronos do trabalho da Missão são São Francisco e São Bento. “Ágape significa amor incondicional, amor sem fim, e como o chamado era de ir aonde ninguém quer ir, o Ágape é aquele que abraça e vai até o final”, disse Marquinho.
Para mais informações ou contato é só procurar nas redes sociais “Missão Católica Ágape” ou fazer uma visita à sede da obra, localizada na Rua Monsenhor Bacelar, 506, Valparaíso.