• Projeto fará doações de óculos infantis para alunos da rede municipal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/10/2018 14:35

    Um projeto social vai oferecer óculos gratuitos a crianças da rede municipal de ensino pelo terceiro ano consecutivo. A parceria entre a Oftalmoclínica de Petrópolis e o Festival Imperial de Cinema de Petrópolis, tem como objetivo, trazer qualidade de vida para os pequenos.  Ao todo, mais de duas mil crianças, vêm passando pelas triagens que acontecem nas escolas da cidade, com o apoio da secretaria de educação até meados de novembro. 

    Leia também: 112 crianças de escolas do município recebem óculos de grau

    “A gente conseguiu montar uma força tarefa para fazer a triagem. Estamos inclusive mobilizando a liga acadêmica de oftalmologia da FMP/Fase que vai nos ajudar nas escolas. No ano passado foram 1.720 crianças triadas, 300 atendidas e doados 133 óculos. Não houve demanda não atendida dentro daquelas que nós identificamos que tinham a necessidade de exame oftalmológico”, conta a Drª Ana Luísa. 

    No dia vinte e quatro do próximo mês, haverá um dia D com atendimentos realizados pela clínica em um verdadeiro mutirão. Cerca de sete médicos oftalmologistas estarão envolvidos, além de representantes das Óticas Carol, que disponibiliza as armações. A data vai contar também com animação, lanche e muito mais para a criançada.  “É uma honra participar de uma ação como essa. Poder contribuir com melhoria da qualidade de vida e futuro dessas crianças é gratificante. A união e engajamento dos profissionais do nosso segmento para fazer o projeto ir adiante está sendo incrível. Até os nossos fornecedores já sabem do que realizamos e vêm disponibilizando armações gratuitamente para que possamos oferecer a essas crianças”, conta Elen Corrêa, proprietária das Óticas Carol em Petrópolis. 

    O trabalho reúne também como parceiros a Essilor, CMsatisloh e Laboratórios Petrotica, além da Associação Filantrópica de Petrópolis – AFIPE, Chez Cox e Maria Maria, além do auxílio da Prefeitura de Petrópolis, das Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e do Instituto Municipal de Cultura e Esportes. 

    O Visão do Futuro surgiu da iniciativa da oftalmologista Ana Luísa Aleixo e se potencializou com a chegada da programação anual do Festival que está em sua terceira edição. Neste ano, em torno de trezentas crianças de 6 a 10 anos, vão receber no dia 08 de dezembro, os óculos que serão utilizados de cara, para assistir uma animação e depois vão potencializar o conhecimento em salas de aula. “Temos muitos óculos para doar, mas precisamos das crianças que precisem das consultas. Por esse motivo, a triagem adequada é muito importante pra que a gente garanta que as que realmente precisem dos óculos sejam as contempladas”, diz a Oftalmologista. 

    Segundo a organização do festival, promover ações coletivas que integrem diferentes áreas, podem contribuir ainda mais para o crescimento da cidade. A ideia é promover aliada a cultura, realizações que possam gerar essa transformação na sociedade. 

    “Como evento cultural, entendemos nossa responsabilidade social com a cidade e a população. Acreditamos no poder da arte e da transformação do cidadão através de ações de amor. É uma ação pequena, mas que causa uma modificação grande na vida da pessoa. Nossa ideia com isso é trazer um estímulo a todos a olhar com mais carinho para o outro e perceber o que uma simples ação pode acarretar para uma construção de uma sociedade melhor”, explicaram Daniela Brescianini e Luciana Pacheco, idealizadoras do festival.


    Últimas