• Projeto do Rebio Araras envolve escolas da região

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/08/2018 08:00

    A Secretaria do Ambiente e o Instituto Estadual do Ambiente, lançaram, nesta semana, na Reserva Biológica de Araras (Rebio Araras), o Projeto Árvore é Vida que é voltado para o público mirim. Com o objetivo de despertar a percepção sobre a importância da preservação do meio ambiente, o projeto abrange várias ações de educação ambiental para crianças e serão realizadas ao longo dos meses de agosto e setembro na própria Rebio, administrada pelo Inea, e também nas escolas da região.

    Uma equipe do Inea visitou a Escola Estadual Princesa Isabel. Em seguida, os alunos desse colégio fizeram uma caminhada ecológica na Rebio.

    Este não é o primeiro movimento do projeto, que busca a integração dos alunos de escolas estaduais e municipais de Petrópolis: na manhã da última terça-feira, foi realizada uma visita nas escolas Municipais Mariela Gonçalves e Odete Young Monteiro.

    O projeto consiste em três atividades: Caminhada Ecológica na Reserva Biológica de Araras; Oficina Árvore é Vida, que viabiliza a experiência de um viveiro experimental com materiais alternativos e oficina para produção de mudas de vegetação nativa; e um encontro comemorativo alusivo ao Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, que encerrará o projeto.

    A finalidade do projeto, que foi desenvolvido pela Superintendência Regional do Piabanha do Inea, é a sensibilização dos alunos e dos moradores locais sobre a importância das florestas, através de conhecimento prático e vivências além da estimulação as visitas nas Unidades de Conservação Estaduais, percebendo as mesmas como um espaço de aprendizagem e convivência através de um ambiente fértil para o desenvolvimento de atividades socioambientais.

    – O projeto é fundamental para a criação da consciência ambiental nas crianças e adolescentes envolvidas no projeto. Acredito ainda que estas ações são pedras fundamentais para a construção do arcabouço de uma nova geração que entende que o progresso precisa estar associado à preservação do meio ambiente – afirmou o superintendente Regional do Piabanha do Inea, Alexandre Becker.

    A Reserva Biológica Estadual de Araras abrange principalmente o município de Petrópolis, na Região Serrana, com uma pequena porção em Miguel Pereira. Foi criada com os seguintes objetivos: assegurar a preservação dos remanescentes de Mata Atlântica presentes no chamado Corredor da Serra do Mar, no âmbito do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense; e ampliar o potencial de conservação da Região Serrana fluminense, dentre outros.

    Nas Reservas Biológicas são permitidas apenas visitas de cunho educacional e a realização de pesquisas científicas, mediante prévia autorização.

    Últimas