• Projeto do Cefet Petrópolis capacita alunos para competições de programação

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 01/09/2019 10:31

    Estudar, treinar, solucionar problemas. A rotina de alunos apaixonados por programação – e participantes de torneios, olimpíadas ou maratonas na área – pode ser cansativa, mas é, sobretudo, desafiadora e estimulante. “A competição é uma forma lúdica de, justamente, aprender a programar”, afirmou o professor Douglas Cardoso, coordenador do projeto de extensão do Cefet/RJ campus Petrópolis “Grupo de Treinamento para Competições de Programação” (GTComP).

    Realizado desde 2017, o projeto busca promover a capacitação técnica dos estudantes no desenvolvimento de algoritmos e na programação de computadores, visando à participação em competições. Inicialmente voltada a discentes do curso de Engenharia de Computação, a iniciativa passou a atender também alunos externos e de outros cursos do campus, como o de Telecomunicações integrado ao ensino médio. “Nós introduzimos a programação e, em seguida, damos uma visão específica das competições em si”, explicou o professor Douglas.

    Em 2019, o GTComP  vem realizando sessões de treinamento e o acompanhamento dos alunos para competições como a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) e a Maratona de Programação. Durante a Semana de Engenharia, ocorrida em maio, o projeto também promoveu o Torneio Serrano de Programação (TSP), um evento voltado para a comunidade interna.

    Para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI), o GTComP estabeleceu um plano de aulas para preparar os alunos para a competição e listas de exercícios para consolidar os assuntos abordados. Esses elementos foram integrados às disciplinas de programação, tanto do ensino médio integrado quanto da Engenharia de Computação. Além disso, o projeto também contou com oito alunos externos ao campus que participaram das aulas e, destes, dois alunos realizaram a prova e passaram para a fase estadual.

    O campus Petrópolis teve uma participação recorde na 1ª fase da competição deste ano, contando com 67 discentes do ensino médio integrado e do 1º ano do curso de Engenharia de Computação, que competiram na modalidade programação. Desse total, 53 alunos – ou 79% – avançaram para a 2ª fase, cuja prova foi realizada em 14 de agosto.

    Para a Maratona de Programação, organizada pela Sociedade Brasileira de Computação, o projeto GTComP fez uma seletiva entre os discentes para definir os times que vão representar o campus na competição, cuja 1ª fase acontecerá no dia 14 de setembro. Em julho, foram selecionados cinco trios, que semanalmente realizam simulados no Laboratório de Programação da instituição. Após as cinco horas de simulado, o grupo faz uma análise pós-prova, trabalhando e aprendendo novas técnicas e novos algoritmos de programação.

    O Cefet/RJ campus Petrópolis participou da Maratona de Programação pela primeira vez em 2018. Naquele ano, foi a instituição do estado do Rio de Janeiro com mais times competindo na fase estadual. O campus alcançou o 12º lugar e o curso de Engenharia de Computação foi considerado o 9º melhor curso da área no estado.

    Últimas