• Projeto Cinema em Movimento reúne universitários de todo o país em Itaipava

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 14/10/2019 12:10

    Entre os dias 14 e 18 de outubro, universitários das 26 capitais do país e do Distrito Federal estarão no Hotel Pedra Bonita, em Itaipava, para participar da capacitação do Cinema em Movimento – Circuito Universitário. Durante esses cinco dias, estudantes de diversos cursos assistirão aos três filmes selecionados para a mostra e participarão de dinâmicas e workshops para promover em universidades de suas cidades sessões dos filmes seguidas de debates. A temática escolhida para este ano é Equidade de Gêneros.

    Leia também: Casamento: evento gratuito dará dicas de planejamento para noivas

    Criado em 2000 pela MPC Filmes o Cinema em Movimento – Circuito Universitário tem como objetivo principal fomentar, no ambiente acadêmico, o diálogo e a reflexão sobre questões de interesse nacional e histórico abordadas nas obras a serem exibidas. Mais do que uma simples exibição de filmes, a Mostra é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens.

    Entre os três filmes selecionados para esta edição estão: Lute como uma menina, de Beatriz Alonso e Flávio Colombini, Repense o Elogio, de Estela Renner, e O Silêncio dos Homens, de Ian Leite e Luiza de Castro. Os filmes escolhidos fortalecem as discussões sobre o feminismo na atualidade, o modelo educacional do nosso país e o poder popular. A curadoria ficou por conta de uma comissão formada por profissionais da MPC Filmes.

    “Discutir equidade de gênero é fundamental na construção de um mundo menos violento. Escolhemos o tema e selecionamos os filmes buscando discutir, além da questão feminina também a masculinidade. Acredito que o filme O Silêncio dos Homens será uma ferramenta incrível para isso”, diz a diretora geral do circuito, Luciana Boal Marinho.

    Os jovens universitários, que têm entre 19 e 30 anos de idade, deverão realizar oito sessões em cada cidade durante os meses de outubro e dezembro. Eles serão responsáveis por produzir as locações, convidar os debatedores e divulgar o evento para o público em suas respectivas cidades. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público.

    Sobre a MPC Filmes: produtora carioca com mais de 30 anos de experiência no mercado brasileiro e internacional. Fundada em 1982 pelo produtor e diretor Alberto Graça e tendo como sócia a produtora Luciana Boal Marinho, a MPC atua nas áreas de produção e difusão de conteúdo audiovisual.

     

     

     

     

     

     

    Últimas