• Projeto busca voluntários para contação de histórias durante isolamento

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/05/2020 10:14

    Durante o período de quarentena, a recomendação é que as pessoas fiquem em casa, mas a imaginação não precisa ficar entre quatro paredes. Para levar mais crianças e adolescentes a explorarem a imaginação enquanto embarcam em boas histórias, o grupo Fazendo Arte no Era Uma Vez está em busca de voluntários. A participação é muito simples: basta gravar um vídeo curto e postar na página do grupo no Facebook, levando em conta algumas recomendações. Além da diversão, o projeto incentiva a leitura e a aproxima toda a família em torno de boas histórias.

    O projeto de incentivo à leitura já existe há mais de 15 anos na cidade, mas com as medidas de isolamento, a solução foi trazer para dentro de cada casa as histórias e contos para toda a família. “Este tem sido um momento ocioso para as crianças e é uma forma de entretenimento nesse momento de isolamento”, disse Laell Rocha, escritor de literatura infanto-juvenil e um dos idealizadores do projeto. 

    Não precisa ser escritor para contar uma boa história. Em vídeos de até 3 minutos, qualquer pessoa pode ser um contador. Histórias lidas, contadas, inventadas, indicação de leituras, oficinas, sugestões e todo tipo de arte e cultura para encantar e entreter durante a quarentena. 

    Laell conta que tem recebido vídeos de muitas pessoas, e que alguns têm sido cedidos e usados, inclusive, por professores de literatura nas aulas online. Para participar, basta gravar um vídeo com o celular na horizontal, de até três minutos, e postar na página do Facebook  @fazendoartenoeraumavez. Todos os vídeos passam por uma análise antes de serem postados. Laell dá a dica para produzir os vídeos sem músicas, porque muitas delas têm restrições de direitos autorais dos artistas e não podem ser publicadas. 

    A iniciativa tem aproximado crianças e adultos da leitura infanto-juvenil. E tem inspirado outros projetos a participarem também, com leitura de poesias, por exemplo. “Os artistas estão fazendo um trabalho incrível nesse momento. Acredito que quando tudo isso passar, as pessoas terão um outro olhar e um carinho pela cultura”, disse o escritor. A ideia é levar, a todos, boas histórias em um momento de tantas incertezas.

    Leia também: Edital que vai selecionar apresentações culturais via internet será lançado este mês

    Últimas