• Projeto busca estimular a comunicação pessoal de crianças com recursos do teatro

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/09/2019 18:01

    Os estudantes de escolas municipais receberão em outubro o projeto “A mala que fala”. A proposta é realizar uma contação de histórias diferente, com a participação dos alunos para que eles tenham uma vivência na arte de se expressar com recursos do teatro – um conhecimento que poderá facilitar a comunicação não apenas no palco, mas em qualquer lugar. Tudo isso permeado pelos mais diferentes tipos de textos literários, que vão desde a poesia ao cordel e à fábula.

    O projeto foi um dos vencedores de seleção realizada pelo Instituto Municipal de Cultura e recebe financiamento do Fundo Municipal de Cultura. As apresentações serão realizadas no CEU da Posse e nas escolas municipais Governador Marcello Alencar, Johann Noel, Dom Manoel da Cunha Cintra e Dr. Barros Franco. Duas apresentações vão contar com a participação de um intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras).

    Para a atriz Flávia Miranda, a proposta da atividade é trabalhar tanto com aqueles que ainda não tiveram experiências com o teatro, mas desejam conhecê-lo e experimentá-lo nas suas vertentes, como também com quem já possui experiências e pretende se atualizar. “O projeto não tem a pretensão de formar atores através dessas oficinas, mas ampliar a informação sobre as diversas linguagens no âmbito do teatro e desenvolver as capacidades expressivas e artísticas, estimular o jogo dramático para que o aluno possa desenvolver um maior domínio do corpo, tornando-o expressivo, melhorando o desempenho na verbalização e aumentando a capacidade de organização e domínio de tempo. Isto irá facilitar a comunicação não só no teatro, mas em todo grupo social ao qual pertence”, disse.

    Outro ponto alto do projeto é a confecção de adereços de cena e figurinos com materiais reutilizáveis. Além de contribuir para a educação ambiental, a iniciativa coloca em evidência a simplicidade e a critividade durante o processo de criação. 

    O projeto foi desenvolvido pela Cia Exclusividarte, composta pelos atores Andrea Dutra, Flávia Miranda e Renan Miranda. A produção é da Comunicação Livre e Xdaquestão Produções. Confira abaixo o calendário de apresentações.

    CEU da Posse | 2 de outubro

    – 8h às 10h / 10h às 14h

    Escola Municipal Governador Marcello Alencar | 4 de outubro

    – 14h às 16h

    Escola Municipal Johann Noel | 11 de outubro

    – 14h às 16h

    Escola Municipal Dom Manoel da Cunha Cintra | 18 de outubro

    – 14h às 16h

    Escola Municipal Dr. Barros Franco | 25 de outubro

    – 14h às 16h

    Últimas