• Projeto AMA realiza trilhas ecológicas com alunos de escolas municipais

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 21/07/2016 14:35

    Plantar mudas de árvores, caminhar pela mata em trilhas sinalizadas, aprender a identificar diferentes espécies e suas propriedades são atividades que já fazem parte da rotina dos alunos das escolas municipais de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, através do Projeto AMA (Área de Mobilização Ambiental), desenvolvido pelo Grupo Petrópolis.

    Neste ano letivo de 2016, já foram realizadas dez trilhas ecológicas nas fazendas das fábricas de Teresópolis e Petrópolis, onde cerca de mil crianças de aproximadamente 50 escolas dos dois municípios foram beneficiadas. As próximas trilhas estão previstas para o dia 21 de julho (quinta-feira), com turmas da Escola Municipal José Affonso de Paula, de São José do Vale do Rio Preto, e dia 26 de julho (terça-feira) com turmas do Centro de Ensino Professor Darcy Ribeiro, de Petrópolis. Com coordenação da unidade do Grupo Petrópolis em Teresópolis, é a primeira vez que escolas do município de São José do Vale do Rio Preto participam do projeto.

     A professora Sônia Virginia Pereira, da Escola Municipal Maria Emília Pereira Esteves, localizada no distrito de Boa Vista, acompanhou um grupo de alunos do 5º ano, e elogiou a metodologia do projeto: “O aprendizado fica mais prazeroso e eles guardam o conhecimento. Aprender ao ar livre é muito melhor. Muitos deles vivem em um ambiente urbano, alguns nem se quer conhecem um rio limpo. Essa experiência permite um contato com a natureza e ensina como preservá-la na prática”.

    Além das trilhas, os alunos também recebem noções teóricas sobre meio ambiente por meio de material didático, que inclui cartilhas, vídeos e CDs interativos, fruto de uma parceria com o Instituto Chico Mendes. Neste ano, cerca de 50 professores e coordenadores dos dois municípios foram capacitados pelo projeto em conceitos de educação ambiental, tais como coleta seletiva, cuidados com o solo e água, poluição do ar e plantio de árvores, além de informações sobre o futuro do planeta caso não sejam adotadas medidas preventivas. No fim do ano há uma avaliação de todo o processo, para verificar se as crianças apreenderam os ensinamentos.

    Desde 2010, o Projeto AMA promove ações ambientais com o objetivo de incentivar a preservação e a conscientização das comunidades nas regiões onde o Grupo Petrópolis possui unidades fabris: Petrópolis e Teresópolis (RJ), Boituva (SP) e Rondonópolis (MT).O passeio – O dia da trilha começa quando um ônibus fretado pelo Grupo Petrópolis pega as crianças nas escolas e as leva para as fazendas mantidas pela empresa nas proximidades de suas fábricas. Lá recebem orientações dos funcionários ligados ao Projeto AMA e partem para a caminhada. Ao longo do percurso são apresentadas às diferentes espécies e conhecem suas propriedades. Depois da trilha, se dirigem ao galpão do Centro de Educação Ambiental e seus viveiros de mudas nativas e frutíferas, com espécies como Ipê Amarelo e Roxo, goiaba, pau de jacaré, entre outras. A visita é encerrada com um lanche, distribuição de brindes e certificados de participação.

    Plantio de árvores – O Projeto AMA também realiza o plantio e manutenção de milhares de árvores. Desde o início da ação já foram plantadas mais de um milhão de mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e do Cerrado. Apenas na unidade de Teresópolis já foram plantadas mais de 536 mil mudas, o equivalente a 80 hectares de reflorestamento. Já a unidade de Petrópolis já realizou o plantio de 379.175 mudas.

    Michelle Granja, do Projeto AMA em Petrópolis, explica que além do plantio, o projeto exige sua manutenção, com equipes contratadas especialmente para garantir sobrevivência das árvores: “As mudas são frágeis, precisam de acompanhamento para se desenvolver. Sem este cuidado muitas podem morrer”, afirma. Ela destaca o papel das árvores em funções como a retenção da água no solo e melhoria das condições da poluição atmosférica.

    Últimas