• Programação da Bauernfest conta com Festival de Cinema Alemão

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/06/2016 16:00

    Um Festival de Cinema Alemão acontece como parte da programação da Bauernfest 2016 no Cinema Humberto Mauro, no Centro de Cultura Raul de Leoni. São exibidos, gratuitamente, filmes de direção, produção e em língua alemã. As sessões estão acontecendo todos os dias da Festa (com exceção do dia 29), em horários variados entre 15h e 19h.

    “O cinema alemão é um cinema cru. Não floreia. Há muito realismo. Ele não se preocupa com efeitos especiais ou com atores belísssimos. É o dia-a-dia” –  essa é a definição da crítica de cinema Lu Maia, proprietária da Locadora Cult Vídeo Locações, uma das mais antigas e tradicionais de Petrópolis, que tem uma parceria com a Fundação de Cultura e Turismo de Petrópolis (FCTP) há mais de 20 anos e é responsável pela seleção do material filmográfico para a programação. O cinema, sendo uma das formas mais expressivas e imersivas de uma cultura, vem para o incentivo e valorização da cultura alemã em meio à Festa do Colono. “Muitas pessoas só veem o caráter festivo da Bauernfest, mas não se preocupam com a cultura alemã, parte fundadora da nossa cidade. Esse Festival de Cinema tem o papel de trazer esse universo cultural”, comentou. Além disso, Lu Maia diz que esse ano se preocupou em fugir dos clichês e trazer filmes com outras temáticas que não as da Segunda Guerra Mundial e Nazismo. “O cinema alemão tem muito mais que isso”, disse.

    Outra função do Festival de Cinema é integrar mais partes da cidade à Bauernfest. Se antigamente a festa se concentrava só no Palácio de Cristal, com o passar dos anos a Bauer foi se expandindo, tanto em espaço como em atividades. “Hoje há o envolvimento em outras partes da cidade. O comércio, bares e restaurantes estão aderindo. E a nossa intenção é essa, de que chegue um ponto em que a cidade inteira esteja envolvida e mobilizada”, disse a gerente do Centro de Cultura Raul de Leoni, Mariana Isaac de Oliveira.

    O cinema do Centro de Cultura Raul de Leoni é público e gratuito e funciona não só nos dias da Bauernfest, mas durante o ano inteiro, com exibições de filmes abertas ao público em geral. As sessões acontecem de quinta-feira a domingo, às 19 horas. “Muita gente não sabe, mas qualquer um pode chegar aqui no horário da sessão e assistir”, disse Mariana. Além disso, o cinema oferece sessões especiais para portadores de alguma deficiência. “Nossa intenção é que, de fato, esse espaço seja um lugar para todos”, afirmou a gerente. É liberado o consumo de comida e bebida na sala de exibição, que tem 56 lugares. A programação é sempre divulgada no início da semana na página do facebook da Fundação. 


    Programação:


    28/06 – Terça-feira

    19h – Se não nós quem? 

    Sinopse: Alemanha Ocidental, inicio dos anos 60. Bernward Vesper (August Diehl) e Gudrun Ensslin (Lena Lauzemis) sao colegas de faculdade que iniciam um relacionamento amoroso. Apaixonados pela palavra escrita, eles resolvem fundar uma editora. A primeira publicação é um antigo trabalho do pai de Bernward, um polêmico autor nazista. O livro logo é atacado, mas Bernward defende a habilidade como escritor do pai, mesmo com o peso de seu passado. Não demora muito para que ele passe a também questionar a participacão do pai no Terceiro Reich de Adolf Hitler. 

    Duração: 2h04m 

    Direção: Andres Veiel 

    Elenco: August Diehl, Lena Lauzemis, Alexander Fehling 

    Gênero: Histórico 

    Cine Humberto Mauro – classificação 14 anos /ingresso gratuito 


    30/06 – Quinta-feira

    19h – Coronel Redl 

    Sinopse: No início do Século 20, Alfred Redl, um jovem e ambicioso militar, surge de um passado como camponês, para se transformar em um importante membro do exército Imperial Austríaco. Porém, quando Redl é enviado como espião no Império Russo, sua missão é comprometida por sua dupla vida secreta como homossexual. Enquanto o mundo fica a beira de uma guerra, os muitos inimigos de Redl tramam sua queda e o colocam preso em uma rede de fraudes onde honra, dignidade e ganância somente poderão ser vencidas por um chocante ato do destino. 

    Direção: Istvan Szabo 

    Elenco: Klaus Maria Brandauer, Hans Christian Blech, Armin Mueller-Stahl 

    Gênero: Drama/Épico 

    Duração: 2h24 min. 

    Cine Humberto Mauro – classificação 16 anos /ingresso gratuito 


    01/06 – Sexta-feira

    19h – Um amor além do muro 

    Sinopse: Verão de 1961, a quatro meses da construção do Muro de Berlim. Siggi (Max Riemelt), um jovem de 20 anos, chega a Dresden para tentar a vida como cenógrafo. Lá conhece Luise (Jessica Schwartz), uma jovem poeta cujo trabalho é proibido na Alemanha Oriental e seu marido Wolle (Ronald Zehrfeld). Juntos eles conhecem a boate A Cacatua Vermelha, onde são apresentados à música proibida do ocidente: o rock'n'roll. 

    Direção: Dominik Graf ]

    Elenco: Max Riemelt, Jessica Schwarz, Ronald Zehrfeld 

    Gênero: Comédia dramética, Histórico 

    Duração: 2h08m 

    Cine Humberto Mauro – classificação 14 anos /ingresso gratuito 


    02/06 – Sábado

    17h – Uma mente assassina 

    O assassino profissional Viktor cometeu o maior erro possível no seu ramo de atividade: sentiu-se atraído por uma mulher. O anjo da morte, que sempre executou os seus serviços com frieza e precisão, salva a vida da misteriosa Nina. Enquanto as duas almas solitárias começam lentamente a se aproximar, a vida metódica de Viktor começa a desmoronar – e o policial Lang, especialista em traçar perfis, inicia uma perseguição implacável. Viktor não sabe se pode confiar a Nina a sua verdadeira identidade. Mas ele está disposto a arriscar tudo pelo seu amor – embora a corda em torno do seu pescoço esteja apertando a cada minuto. 

    Direção: Mennan Yapo 

    Elenco: Joachim Krol, Nadja Uhl, Christian Berkel 

    Gênero: Policial / Romance / Suspense 


    03/06 – Domingo

    15h – Lola Anos 50. 

    Sinopse: Von Bohm (Armin Mueller-Stahl) é um homem sério e moralista, chefe do setor de edificações de uma pequena cidade alemã. Dele depende a liberação para que o cínico magnata Schukert (Mario Adorf) inicie uma obra que beneficiara os empresários locais. Von Bohm tenta barrar os contatos ilícitos de Schukert, até descobrir que a namorada dele é a cantora de cabaré Lola (Barbara Sukowa). Percebendo o interesse de Von Bohm, Suckert passa a usar a mulher para conseguir a aprovação de seu projeto. 

    Direção: Rainer Werner Fassbinder 

    Elenco: Mario Adorf, Barbara Sukowa, Armin Mueller-Stahl 

    Genero: Comédia dramática 

    Duracao: 1h55 

    Cine Humberto Mauro – classificacao 16 anos /ingresso gratuito 


    Últimas