• Programa Rio Limpo retirou mais de 20 caminhões de detritos no Bingen

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/01/2020 09:01

    Mais de 20 caminhões de detritos já foram retirados do rio que corta a região do Bingen. A limpeza começou no dia 11 na entrada da Rua João Xavier e está sendo feita pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), por meio do programa Limpa Rio. Dois caminhões e uma retroescavadeira estão fazendo a dragagem e o material está sendo levado para Pedro do Rio.

    A limpeza começou depois de três temporais seguidos, que causaram alagamentos e quedas de barreira em vários pontos da cidade. O local escolhido pelo Inea para iniciar a dragagem foi uma das áreas que mais sofreram com o temporal. O transbordamento do rio arrastou carros e invadiu algumas dependências da fábrica da GE Celma.

    Em quase 20 dias de limpeza, os trabalhos avançaram cerca de um quilômetro. Na manhã de ontem, a equipe estava retirando os detritos na Rua Duarte da Silveira. Troncos de árvores, terra e pedras foram retirados de dentro do rio. A Tribuna questionou o Inea sobre a conclusão dos trabalhos e quantas toneladas de material já foram retirados, mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

    O Instituto Estadual do Ambiente também não informou se haverá limpeza de rios em outros pontos da cidade que também sofreram com transbordamentos. A última vez que o Inea fez a limpeza dos rios em Petrópolis foi em 2018, quando mais de cinco mil toneladas de sedimentos foram removidos dos leitos dos rios Piabanha, Palatinato e Quitandinha, em pontos do Centro, Mosela, Coronel Veiga e Ponte Fones. Também foram feitas limpezas nos rios que cortam Corrêas, Bonsucesso e Nogueira.

    Leia também: Prefeitura inicia obras de recuperação de ponte no Bingen

    Últimas