• Programa Petrópolis da Paz é selecionado para participar de Congresso Mundial de Mediação no México

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/07/2020 00:00

    O Programa Petrópolis da Paz foi selecionado para participar do Congresso Mundial de Mediação 2020 que acontece entre os dias 26 a 29 de agosto, no México. O evento premia programas que promovam a mediação de conflitos e a justiça restaurativa. O projeto que tornou Petrópolis pioneira em mediação em âmbito público vai concorrer com vários outros países.

    O programa é o único no Brasil que vai participar do Congresso com estes moldes de projeto. A apresentação será feita online, no dia 26, às 16h (horário do México) e no Brasil será transmitido às 18h no horário de Brasília pelo site https://www.congresodemediacion.com.

    Desde 2017, o programa vem promovendo um trabalho importante e de destaque no estado na redução de conflitos. A coordenadora do programa Elsie-Elen Carvalho, explica que a parceria com o executivo é fundamental para a ampliação e acesso da população ao trabalho dos profissionais que atuam no projeto. Outros estados também promovem a mediação mas apenas em âmbito privado ou dentro dos moldes da justiça.

    Os voluntários atendem qualquer tipo de conflito, com exceção de crimes. “Com diálogo, escuta ativa, as partes constroem um futuro acordo. O foco da mediação é trabalhar a relação das pessoas, não apenas o acordo”, explica a coordenadora

    O projeto atua em três frentes: mediação escolar, mediação comunitária e justiça restaurativa. Segundo a coordenadora, já foram formados aproximadamente 400 alunos da rede municipal para atuarem na mediação de conflitos dentro do âmbito escolar. E há um projeto de lei que deve ser votado nas próximas semanas que prevê a inclusão da mediação no currículo escolar da rede de ensino municipal. 

    A Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos, funciona na Avenida Ipiranga, 193, no Centro. Mesmo durante a pandemia as atividades não foram interrompidas. Os atendimentos presenciais foram suspensos, mas a mediação de conflitos está sendo feita de forma remota online. Para mais informações pelos telefones 22466006/ 22468568 e Whatsapp 2498858-4891.

    Leia também: Petrópolis vai receber quase R$ 2 milhões de recursos da Lei Aldir Blanc para socorrer artistas

    Últimas