• Profissionais de beleza de Petrópolis terão treinamento para combater a violência doméstica

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 12/11/2019 15:21

    O Senac RJ e o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ RJ) promovem, na segunda-feira, 18 de novembro, o treinamento do programa Mãos EmPENHAdas Contra a Violência em Petrópolis. A iniciativa faz parte de uma parceria, firmada entre as duas instituições, e que visa criar uma rede de profissionais de beleza que irão apoiar na conscientização e no esclarecimento às vítimas de violência doméstica. Das 8h às 12h, na unidade do Senac RJ (Rua Alfredo Pachá, 26 – Centro), especialistas da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Coem RJ) irão realizar o treinamento de 40 pessoas, entre instrutores de Beleza do Senac RJ e profissionais convidados pelo Sindicato dos Institutos de Beleza e Cabeleireiros de Senhoras do Rio de Janeiro (Sinbel), em temáticas relativas à violência de gênero, com base na Lei Maria da Penha. 

    O treinamento, ministrado por profissionais do TJ RJ, da Polícia Militar e por uma psicóloga, aborda temáticas relativas à violência de gênero, com base na Lei Maria da Penha. Entre as questões, são discutidas as dificuldades que as vítimas encontram para denunciar esses crimes, devido, por exemplo, à dependência financeira e emocional. Além disso, também são abordados os canais de denúncia e as medidas protetivas que essas mulheres podem adotar. 

    Este é o quarto treinamento do programa no estado. Na primeira fase, serão capacitados cerca de 200 profissionais de Beleza. Os instrutores do Senac RJ que participaram do treinamento irão atuar como multiplicadores junto aos demais docentes da instituição e aos alunos. O objetivo é que esses futuros profissionais desenvolvam competências de escuta e possam formar uma rede de apoio atuando na conscientização de suas clientes e no esclarecimento às vítimas de violência doméstica. Trata-se de uma ação preventiva que visa ampliar e fortalecer a rede de enfrentamento a esse tipo de violência, dando visibilidade às questões de gênero. A estimativa é que, até 2020, sejam impactados cerca de 2000 alunos de Cabeleireiro, Maquiador, Depilação, Manicure e Técnico em Estética da instituição.

    O Mãos EmPENHAdas contra a Violência foi desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul e será replicado pelo TJ RJ no estado. Para isso, além do Senac RJ, do Sesc RJ e do Coem RJ, também são parceiros o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim RJ) e o Sindicato dos Institutos de Beleza e Cabeleireiros de Senhoras do Rio de Janeiro (Sinbel). 

     

     

    Últimas