• Professora da rede municipal é finalista no Prêmio Shell de Educação Científica

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  • 13/12/2017 11:25

    “A Matemática que faz a música possível”. Esse tema foi o motivador para que a professora de Matemática da rede municipal de Educação, Márcia Maria Viana, inscrevesse o seu projeto de ensino diferenciado que utiliza partituras de música para o ensino de frações no Prêmio Shell de Educação Científica. Agora, para coroar o trabalho, uma boa notícia chegou à Escola Municipal Bataillard, onde Márcia leciona: o projeto é um dos finalistas do prêmio.

    O resultado será divulgado hoje em uma cerimônia pelos organizadores do prêmio, mas, o fato de estar entre os finalistas já é motivo de comemoração e orgulho para toda a escola. “As escolas da rede municipal de Educação promovem projetos inovadores que estimulam o aprendizado das crianças. Uma delas é a Escola Municipal Bataillard. Ficamos muito felizes com essa notícia. Que sirva de estímulo para que outros professores participem desse tipo de iniciativa e continuem promovendo o ensino diferenciado nas unidades escolares”, disse o secretário de Educação, Anderson Juliano.

    O projeto de Márcia foi praticado com os 63 alunos do 6º ano da E.M Bataillard e levou em consideração o ensino de frações a partir da leitura de partituras de música. A professora explicou que cada nota musical é montada por uma fração e que estas frações em conjunto é que dão o ritmo das músicas. Os alunos foram estimulados a escolherem as músicas, buscarem suas notas musicais, traduzindo-as para encontrar as frações equivalentes.

    “A proposta do ensino de Matemática é a de os alunos procurem ferramentas que estimulem a busca pelo conhecimento. Sabemos que a aprendizagem é mais eficaz quando trabalhamos com algo de interesse deles e foi a partir daí que tive a idéia de trabalhar as frações segundo as partituras das músicas. Também há Matemática em cada nota. Através do exercício, trabalhamos as frações equivalentes e a adição de frações. As notas musicais foram traduzidas em forma de frações. O valor para cada nota era fornecido e eles faziam a adição”, explicou Márcia.

    Ainda segundo a professora, o método diferenciado chamou a atenção da turma. “Eles ficaram empolgados. Quando recebemos a notícia de que o método tinha sido escolhido como um dos finalistas eles ficaram surpresos e eu, sem palavras. O maior reconhecimento para mim é o que veio por parte deles. .A escola tem muitos projetos bacanas então é natural fazer esse tipo de atividade diferenciada no ambiente escolar. Agora, vamos torcer até o resultado final”, disse Márcia.

    Nesse ano, a escola promoveu atividades diferenciadas para estimular o estudo da Matemática. “O objetivo é incentivar os alunos para que eles observem que a matemática está em tudo. Uma das atividades foi o projeto da professora Marcia. É a primeira vez que a escola vê o seu nome em um prêmio como esse. A notícia foi recebida com muita alegria, estamos todos muito empolgados”, disse a diretora da escola, Sandra Luiza Ferreira.

    Kauã Mateus dos Santos disse que, no começo, foi difícil compreender o método, mas garantiu que, agora, aprendeu tudo direitinho. “Aprendi sobre música e Matemática. Fizemos outras atividades na escola usando a Matemática e isso me ajudou a entender melhor a matéria”.

    José Ângelo Zambão aprendeu a técnica, fez os exercícios e, nas aulas, depois das atividades, tocava as músicas no violão. “Aprendi com mais facilidade através da música. Agora, gosto mais de Matemática e consigo perceber essa relação com a música. Minhas notas melhoraram e isso foi ótimo também”. 

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