• Procon Petrópolis abre linha direta com agências para solucionar queixa dos consumidores

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  • 27/08/2018 12:20

    O Procon Petrópolis terá linhas exclusivas para dar agilidade a queixas de consumidores de três bancos: Bradesco, Banco do Brasil e Santander. O objetivo é ter uma forma de comunicação rápida para a resolução das reclamações que chegam diariamente ao Procon. Além deste avanço, o pagamento de boletos também foi foco de acordo com as instituições financeiras e o Procon vai cobrar que a legislação vigente seja cumprida. O banco só pode recusar recebimento de boletos se ele não possuir convênio com concessionárias de serviços. A reunião com representantes dos bancos foi realizada esta semana com o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

    O banco Bradesco criou oito linhas exclusivas para o atendimento do órgão; o Santander mais cinco linhas e o Banco do Brasil três canais de comunicação. Por estas linhas a equipe do atendimento do Procon terá a possibilidade de solucionar o problema do consumidor de forma direta e rápida com a agência.

    Com mais bancos agora são quatro as instituições financeiras (Itaú, Bradesco, Santader e BB), oito empresas (Oi, Claro, Vivo, Tim,  Credcard, Net, Motorola e Samsung e Enel) que mantem linhas diretas com o Procon Petrópolis, além da concessionária de energia, Enel.

    Ficou acordado em ata o comprometimento das agências bancárias em se dedicar ao máximo para solucionar todos os problemas apresentados pelo Procon.

    O coordenador do Procon Petrópolis, Bernardo Sabrá destacou a importância desta reunião, para qualificar e beneficiar o atendimento ao consumidor. “Conseguimos ampliar a nossa capacidade de resolutividade e dar mais velocidade ao atendimento, uma vez que aumentamos nossos canais de solução junto às empresas reclamadas. Quando assumimos o Procon, adotamos este modelo de gestão, justamente com as empresas mais reclamadas e hoje temos parceria com várias organizações”, pontuou o coordenador.

    “Temos a intenção de melhorar cada vez mais o atendimento ao consumidor. Desejamos a uniformidade das ações das agências do Bradesco em Petrópolis”, disse o gerente regional do Bradesco, Edson Luiz da Costa.


    PROCON pode multar banco que recusar pagamento de boleto 

    O pagamento dos boletos é um serviço previsto pelo Banco Central (BC), e não pode ser recusado por nenhum banco ou instituição financeira. Porém, podem ser opcionais para o banco, o recebimento desses boletos, quando se trata de convênios com organizações de contas de água, luz, telefone e tributos municipais, ou seja, caso a instituição financeira não tenha o convênio com uma dessas concessionárias, ela não consegue fazer o pagamento para o consumidor, podendo recusar a efetuar o serviço. Qualquer outro boleto, é obrigatório o banco aceitar o pagamento, desde que esteja dentro do vencimento.

    Vale lembrar que os bancos não podem dificultar os acessos aos canais para atendimento para pagamento de contas. As agências não podem recusar o pagamento de contas no caixa ou qualquer outro meio de atendimento disponibilizado pelo banco. O alerta sobre a forma e local de pagamento deve estar visível para o cliente.

    “A reunião do Procon com os representantes das agências bancárias, foi para discutir e determinar que pare esta prática de um banco empurrar para o outro uma responsabilidade que é dele. Criamos um pacto através de um documento e deixamos claro que se a prática permanecer, as multas serão altíssimas no qual vamos estabelecer o poder econômico da empresa, e se está tendo vantagem apurada, a natureza da infração e diversas outros agravantes que nossa equipe apura para chegar ao valor da multa. A nossa ideia é que erradique este problema na cidade, ou pelo menos minimize de maneira a curto prazo para que a gente possa ter mais uma vitória dentro dessa vertente dos bancos”, pontuou o Coordenador Bernardo Sabrá.

    Qualquer dúvida, a equipe do órgão está disponível para explicações. O atendimento presencial pode ser realizado na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33. A unidade de Itaipava localizada no Centro de Cidadania, que fica na Estrada União e Indústria, 11.860. Já para quem quiser denunciar alguma prática abusiva pode contatar o Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; pelo site www.petropolis.rj.gov.br/procon. Há, ainda, o WhatsApp Denúncia, no número 98857-5837 ou os telefones 2246-8469


     


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