• Procon lança Selo de Excelência para empresas

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  • 26/10/2019 16:47

    O Procon Petrópolis lançou nessa sexta-feira (25) o Selo de Excelência, que reconhece o bom trabalho das empresas do município junto aos consumidores, as quais cumprem com legitimidade o Código de Defesa do Consumidor. A apresentação aconteceu na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL), onde os participantes puderam conhecer quais são as exigências para obter o Selo, além de todos os benefícios que a premiação oferece tanto para os consumidores quanto para os fornecedores.

    Os empresários que desejarem ter o Selo de Excelência do Procon devem fazer uma solicitação pelo email contato@petropolis.rj.gov.br, até o dia 19 de dezembro, e a mesma será avaliada por uma comissão formada pelo assessor jurídico, fiscal e coordenador do Procon; pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal de Petrópolis e pelo presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da 3ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil.  Entre os critérios de avaliação estão o quantitativo de reclamações e denúncias formalizadas no Procon, bem como o índice de resolutividade e tempo de resposta de demandas dos consumidores; relatórios de fiscalizações realizadas pelo órgão; adoção de boas práticas de acessibilidade e atendimento prioritário, além da participação em ações de educação para o consumo e ações solidárias.

    “A ideia do lançamento é apresentar aos lojistas e empresários o Selo de Excelência e mostrar como é árduo o trabalho do Procon para manter e fiscalizar o direito do consumidor, tanto que hoje nossa gestão é referência no estado. O Selo do Procon dará uma confiança ao consumidor e credibilidade ao estabelecimento”, destacou o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

    Segundo a empresária Teresa Cristina Carneiro do Carmo, o Selo também mostra um atendimento atualizado dentro do CDC para o consumidor. “O Selo traz uma confiabilidade para os nossos clientes. Minha loja existe há 64 anos e o Selo soma a tradição à qualidade no atendimento, com conhecimento nos direitos do Consumidor”, explicou.

    “O Selo é muito importante para o empresário que está preocupado em desenvolver um trabalho de respeito para o consumidor, cumprindo o que determina a lei. O Selo representa um avanço para o segmento”, falou a presidente da Comissão dos Consumidores da OAB, Denise Nunes. Já o presidente da CDL, Luiz Felipe Caetano da Silva e Souza, destacou a parceria com o Procon e os benefícios do Selo: “O Selo transmite ao consumidor uma referência de trabalho, que acontece de acordo com a legislação. É uma confiança para o consumidor”, disse.

    O Selo foi instituído após a Lei Municipal 7.775, de autoria do vereador Jamil Sabrá. As empresas cadastradas, após a analise de excelência, estando em dia com todas as exigências, receberão o Selo do Procon em março, – quando é comemorado o Dia Mundial do Consumidor, durante uma solenidade na Câmara Municipal de Petrópolis. O Selo vale por um ano.

    Estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento e presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini; os vereadores Jorge Relojão e Marcelo da Silveira (Pró-Deficiente); representantes da OAB; representante do Convention Boreau e empresários da cidade.

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