• Procon fiscaliza 15 agências bancarias e autua uma por deixar clientes esperando tempo superior a 15 minutos

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  • 05/05/2019 08:00

    Uma agência da Caixa Econômica Federal foi autuada nesta sexta-feira (03) por deixar os clientes esperando por mais de 15 minutos para atendimento. Na fiscalização, a equipe do órgão de defesa do consumidor demorou 33 minutos para ser atendida – 18 a mais que o permitido em lei. Ao longo do dia, 15 agências foram fiscalizadas no Centro da Cidade. O número baixo de irregularidade é visto como prática de adequação das agências para melhorar o atendimento diante das ações fiscalizatórios que ocorrem constantemente no município.

    O tempo médio de espera das outras 14 agências foi de 6m, com o período de espera máximo de 14 minutos. Desde 2017, incursões aos bancos da cidade realizadas pelo Procon já somam 248 visitas e, em 50 casos, o órgão flagrou o tempo acima do permitido.  Quando a fiscalização flagra a irregularidade por mais de cinco vezes, a agência pode ter seu alvará de funcionamento suspenso até que comprove ter capacidade de atender o que preconiza a legislação.

    “Essa é uma ação continuada que tem o objeto de combater as irregularidades encontradas nas agências bancárias. São instituições que têm poder aquisitivo suficiente para realizar a contratação de pessoal para fazer o atendimento da população. Vamos manter a postura firme e punir o que não estiver dentro da lei”, explica o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

    O Procon Petrópolis entrou com uma representação no Ministério Público Estadual pedido reparação para consumidores que esperam em filas de bancos mais tempo que o previsto em legislação. Na representação, o órgão levou em conta mais de 18 anos de descumprimento da legislação por parte dos bancos na cidade. Até então, as multas aplicadas eram direcionadas ao fundo do Procon e o recurso usado, apenas, em ações voltadas à melhoria nas relações de consumo. Agora, a tentativa é que o próprio consumidor seja reparado pelo dano sofrido.

    Em Petrópolis, a lei que embasa as ações do Procon é 5.763/2001. Segundo ela, cabe às agências disponibilizar pessoal suficiente para atender em até 15 minutos seus clientes em dias normais e em até 30 minutos em dias anteriores e posteriores a feriados.

    Agências apresentam melhorias

    As ações enérgicas do Procon têm apresentado resultados positivos para a população. Representantes do Santander e do Bradesco, por exemplo, se reuniram no último mês com o coordenador do órgão, Bernardo Sabrá, para apresentar as melhorias realizadas nas unidades – reflexo das ações fiscalizatórias nas agências bancárias.

    Representantes do Santander informaram no encontro que realizaram a contratação de 12 novos funcionários, instalaram uma miniagência na sede da prefeitura e adquiriram dois terminais de autoatendimento na agência da Av. Koeler. Os representantes anunciaram, ainda, que irão ampliar o horário de atendimento, começando a receber os clientes meia hora mais cedo.

    No caso do Bradesco, o representante da regional, informou que foi realizado a contratação de seis novos atendentes para agência 401, dois para a agência General Osório e também realizaram a implementação de dois novos terminais de autoatendimento de depósito imediato na agência 401.

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