‘Procon Educa’ orienta alunos sobre seus direitos e deveres dentro das relações de consumo
O Procon Petrópolis está lançando mais uma novidade na cidade: o programa Procon Educa. Com ele o município busca levar às instituições e escolas da cidade orientações e informações sobre seus direitos e deveres dentro das relações de consumo. O programa também foi desenvolvido para que a população tenha mais conhecimento sobre os artigos que estão no Código de Defesa do Consumidor, que são de interesse de todo cidadão. Serão várias ações em diversos pontos da cidade.
Os módulos Escola do Consumidor; Procon nas Escolas; Procon Palestra; Procon Mirim e Procon Literário irão capacitar os interessados sobre os direitos do consumidor, importância em administrar as finanças, direitos e deveres fomentando a cidadania e resultando em um consumo consciente e mais equilibro nas relações consumeristas.
“É o maior programa do estado do Rio de Janeiro, sendo pioneiro em várias ações, seja através do Procon Mirim ou da escola do Consumidor. Isso mostra que o Procon Petrópolis está um passo à frente no estado, buscado fortalecer essa política”, destacou o coordenador do Procon Petrópolis, Bernardo Sabrá.
O eixo Escola do Consumidor vai oferecer cursos sobre educação financeira e direito do consumidor. Todo o curso – que terá certificado de conclusão – é elaborado pela equipe do Procon, em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis. O curso terá oito aulas de 1h30 de duração, ministradas Casa dos Conselhos, sede da Prefeitura Municipal de Petrópolis, situada à Av. Koeler, n° 260, Centro. Outro eixo de cunho acadêmico público social é o Procon Palestra, onde a equipe do órgão ministra palestras para universidades públicas e privadas, órgãos públicos, ongs, instituições, empresas, além de atender também ao comércio local, em parceria com a CDL.
Há, ainda, o Procon nas Escolas, para crianças, com atividades e reflexões em parcerias com as unidades de ensino, promovendo o consumo consciente. A equipe vai oferecer atividades interativas, cartilhas educativas, teatro com fantoche, pintura, roda de conversa e o jogo do consumidor, contendo um tabuleiro em tamanho real, onde as crianças poderão aprender brincando.
Já o Procon Mirim vai atender os pequenos de 6 a 12 anos, através do Procon Móvel, em parceria com associações de moradores e líderes comunitários, em trabalho que será itinerante. A ação consiste na distribuição de cartilhas educativas, com histórias em quadrinhos, uma linguagem fácil e lúdica para as crianças. E complementando o programa educativo, o Procon Literário irá arrecadar livros seminovos e em bom estado para doar a escolas e implantação de novas bibliotecas na rede pública.