• Procon descarta 12kg de produtos vencidos em mercado de Bonsucesso

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/11/2019 16:00

    Dando continuidade às operações de fiscalizações em mercados, o Procon Petrópolis descartou, nesta terça-feira (05), 12,095 kg de produtos vencidos e 1,735 kg de produtos sem identificação de prazo de validade no supermercado Armazém do Grão, em Bonsucesso. O estabelecimento foi autuado pelo órgão por descumprir as normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

    Foram 38 embalagens de produtos descartados, entre eles: carne seca, bacon, requeijão, linguiça, frango à milanesa, pão, entre outros. Todo material foi descartado na presença de um responsável pelo estabelecimento. O CDC diz que produtos com prazo de validade vencidos, deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação, devem ser descartados.

    Por meio de nota, o Armazém do Grão pediu desculpas aos clientes pelo incidente, garantindo que as medidas para a “imediata retirada dos poucos alimentos encontrados (com data vencida referente ao último final de semana) foram tomadas”. Também reafirmou o compromisso da rede com a qualidade dos produtos, destacando a atuação precisa de sua engenheira de alimentos na fiscalização da armazenagem e distribuição dos produtos. O supermercado informou ainda que fará uma “rígida busca interna pelos responsáveis pelo incidente”.

    “Encontramos alimentos impróprios para consumo e os produtos foram descartados de acordo com a legislação. Vamos continuar com a operação em toda a cidade, para garantir a segurança do consumidor em adquirir um produto de qualidade. Essa operação mostra a importância da orientação que demos no mês passado para os empresários do segmento, sobre a fiscalização e a importância de se cumprir a lei do consumidor”, destacou o coordenador do Procon Petrópolis, Bernardo Sabrá.

    No mês de outubro, o órgão realizou, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Petrópolis (CDL), uma palestra de orientação para os empresários do segmento de alimentos, como supermercados, sobre a atuação legal dos empreendimentos. A palestra conscientizou os fornecedores sobre adequações para que não haja problemas durante uma fiscalização. Durante a palestra, a equipe do Procon explanou sobre legislação, validade de produtos, precificação, propaganda enganosa, promoção, armazenamento, produtos fracionados, manipulação de carne, questões sanitárias, lei das sacolas plásticas, livro do Código de Defesa do Consumidor, entre outras orientações.

    Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas na unidade do Procon que funciona na Rua Dr. Moreira da Fonseca 33, no Centro, ao lado da Câmara dos Vereadores. Os telefones para contato são o 2246-8469 / 8470/ 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Há, ainda, a unidade de Itaipava, que fica na Estrada União e Indústria, 11.860, no Centro de Cidadania. Os usuários também têm como opção o WhatsApp Denúncia pelo 92257-5837 e o site www.petropolis.rj.gov.br/procon e o serviço de mensagens da página Procon Petrópolis no Facebook.

    Últimas