• Procon autua agência do Itaú e Bradesco por conta de tempo de fila

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  • 11/10/2018 09:06

    As agências do Bradesco da Rua General Osório e do Itaú, na Rua do Imperador, foram autuadas em fiscalização do Procon Petrópolis nesta terça-feira (09). Durante a visita das equipes do órgão de defesa do consumidor, foram constatados tempo de espera de 31 minutos no primeiro banco e de 21 no segundo, desobedecendo legislação municipal. A Lei 5.763/200, estipula aos bancos o período de até 15 minutos para atendimento ao público em dias normais e de 30 minutos em vésperas e pós-feriados.

    Durante todo o dia, a equipe de fiscalização esteve em 15 agências bancárias, sendo que 13 delas apresentaram tempo médio de espera de oito minutos. As duas agências autuadas, porém, estão na sua primeira reincidência. Ao longo deste ano, o Procon Petrópolis já vistoriou agências bancárias no município com foco nos tempos de fila mais de 90 vezes.

    “De acordo com a legislação municipal, a agência é advertida pela primeira vez sem a necessidade de aplicação de multa. Se o caso se repetir, ela é multada em 200 UFPS e, se o problema ocorrer outra vez, o valor dobra. Após seis fiscalizações, como medida punitiva, o Procon pode suspender o alvará de funcionamento do banco. Infelizmente temos observado que, em alguns casos, essa situação poderá ocorrer”, explica o coordenador do Procon, Bernardo Sabrá.

    Em Petrópolis, o ranking do Procon sobre as empresas e/ou serviços mais reclamados é composto por três de sete bancos, entre os 10 mais reclamados, e todos eles estão entre as 30 empresas que mais geram dores de cabeça aos clientes. Os dados são do primeiro semestre e apontam que quase 20% das reclamações protocolados no Procon são relacionadas a instituições financeiras. O segmento perde apenas para o de telefonia no quesito de reclamações. Entre as queixas estão o tempo de espera nas filas, dificuldade no atendimento, cobranças indevidas em cartão de crédito, valor de tarifas cobradas pelos bancos, entre outros.

    As denúncias de práticas abusivas podem ser denunciadas ao Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; pelo site www.petropolis.rj.gov.br/procon. Há, ainda, o WhatsApp Denúncia, no número (24) 98857-5837, ou os telefones (24) 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. O atendimento presencial pode ser realizado na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33. A unidade de Itaipava de localiza no Centro de Cidadania, na Estrada União e Indústria, 11.860. Os telefones da unidade são: (24) 2222-1418, 2222-7448 e 2222-7337.

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