• Problemas no trânsito atrasam linhas de ônibus e prejudicam passageiros

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/09/2018 00:15

    Problemas diários no trânsito de Petrópolis prejudicam diretamente centenas de usuários do transporte público coletivo. São estacionamentos irregulares, veículos quebrados na pista entre outros contratempos que resultam em atrasos nas linhas de ônibus. Esta semana, até uma queda de árvore na Estrada União e Indústria provocou um caos no trânsito de Nogueira, Itaipava e Corrêas. Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Transporte de Petrópolis, 60 viagens foram interrompidas por conta do acidente. 

    A semana começou tensa no trânsito da cidade. No início da tarde de segunda-feira, uma árvore caiu fechando as duas pistas da União e Indústria na altura de Nogueira. Os reflexos foram sentidos no trânsito de Corrêas e Itaipava. Segundo o Setranspetro, nove linhas foram diretamente afetadas e a mais prejudicada foi a 700 – Terminal Itaipava-Centro, que perdeu 34 viagens ao longo do dia.

    Segundo a empresa Turb, os ônibus chegaram a registrar até 40 minutos de atrasos nos Terminais Itaipava, Corrêas e na Rua Paulo Barbosa, no Centro. Durante a interdição da via, os coletivos foram desviados pela Estrada Mineira.

    A queda da árvore foi um exemplo de que qualquer situação imprevista causa um grande caos no trânsito da cidade e no serviço de transporte público, já que não há um plano de fuga. 

    Até no Centro, problemas pontuais geram atrasos nas linhas prejudicando diretamente os usuários. Como os estacionamentos irregulares nas portas de escolas. Na Rua Marechal Deodoro, os carros chegam a parar em fila tripla. A linha 010, do executivo CentroXRodoviária Bingen, da viação Cidade Real, sofre constantes atrasos, de pelos menos meia hora, por conta da infração de trânsito. Principalmente nos horários de entrada e saída de escola, o problema se agrava ainda mais. Na rua, existem duas escolas. 

    A empresa afirma que já enviou ofícios para a Companhia de Trânsito de Petrópolis (CPTrans) e à Guarda Civil pedindo para que a fiscalização seja intensificada no local, uma vez que os atrasos prejudicam a rotina dos passageiros que usam o coletivo para os deslocamentos diários. 


    Mobilidade

    A prefeitura está em processo de elaboração do Plano de Mobilidade do Município, documento que pretender nortear as ações e intervenções para melhorar a mobilidade no município. A população está sendo convoca a responder um questionário com perguntas como quais os veículos utilizados para transporte, o tempo médio de viagem, quantos minutos o usuário gasta da sua casa ao ponto de ônibus mais próximo, qual os veículos mais utilizados para se locomover, entre outras. O questionário pode ser acessado no endereço www.petropolis.rj.gov.br/cpt. 

    Sobre o estacionamento na Rua Marechal Deodoro, a Guarda Civil mantém rondas constantes para fazer a orientação do trânsito no local e sinaliza o trecho com cones. A corporação está em planejamento para manter um agente fixo no local e vai intensificar a fiscalização para impedir que o estacionamento irregular de veículos prejudique a passagem de linhas de ônibus pela via.




    Últimas