• Primeira viatura usada pelos bombeiros em combate a incêndios agora é patrimônio municipal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/11/2018 12:00

    Após exatas duas semanas do pedido de tombamento da clássica viatura do Corpo de Bombeiros “Merryweather London” ser aprovado, a Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica aprovou em caráter definitivo, na última quarta-feira, o tombamento do veículo. A viatura foi adquirida pelo município de Petrópolis na década de 1940 e foi o primeiro a ser utilizado na cidade no combate efetivo a incêndios. Na reunião extraordinária que definiu o destino da viatura, sete dos nove conselheiros da coordenadoria estiveram presentes para o quórum de votação. O tombamento foi aprovado de maneira unânime. 

    De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Tombamento Histórico, Cultural e Artístico (CMTHCA), Dalmir Caetano, o próximo passo é o encaminhamento da resolução de tombamento ao Gabinete Municipal, para que assim os devidos documentos sejam providenciados e passados ao 15º Grupamento de Bombeiros Militar. Segundo o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros de Petrópolis, Ramon Camilo, os documentos são fundamentais para que haja a aprovação do orçamento via Lei Rouanet, que custeará a restauração completa da viatura. A estimativa é de que valor total gire em torno de R$ 200 mil. A ideia principal é de que o veículo e a estrutura na qual ficará exposta fiquem prontos dentro do prazo de um ano após a captação dos recursos. 

    A Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica prevê que todo o trâmite de documentação junto ao Gabinete Municipal seja aprovada dentro de uma semana e encaminhada ao Corpo de Bombeiros. A aprovação do tombamento foi publicada no Diário Oficial de quinta-feira. O veículo é do modelo inglês Merryweather London. Em 1946, Petrópolis adquiriu a viatura por 85.000 cruzeiros, o equivalente a R$ 35 mil. Os bombeiros afirmam que o veículo é considerado um patrimônio da cidade, e que o principal objetivo é que a população tenha o devido acesso a ele. O projeto prevê que, após restaurado, a viatura seja posta para exposição na sede 15º Grupamento de Bombeiros Militar, na Av. Barão do Rio Branco 1957, sendo utilizada também nos desfiles cívicos de 7 de setembro na cidade.. 


    Últimas