Previsão de mais chuva: Petrópolis se mantém em estado de atenção
A aproximação de uma nova frente fria deverá provocar o aumento da nebulosidade e causar pancadas de chuva de intensidade moderada a muito forte em Petrópolis nos próximos dias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, a previsão média de chuva para os próximos dias varia entre 27 e 40 milímetros. Os meteorologistas afirmam também que, mesmo com as chuvas, o calor deve continuar bastante forte em Petrópolis. Segundo o Inmet, as temperaturas a partir de hoje devem variar entre 18°C e 33°C.
Com a previsão de chuva, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias continuará em estágio de atenção ao longo da semana. “Desde as fortes chuvas dessa semana, as cidades de todo o estado do Rio de Janeiro têm estado em situação de alerta. A previsão máxima de chuva prevista é para a próxima terça-feira (19), quando os gráficos indicam que poderá chover até 80 milímetros. Tanto os moradores quanto as autoridades devem ficar alertas nesta situação, já que uma tempestade dessas proporções pode causar severos estragos”, explicou a meteorologista do Inmet, Viviane Nonato.
Segundo o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz, a chuva não tem hora para acontecer, portanto a recomenda à população que se mantenha atenta. "Nossas equipes seguem de plantão durante todo o fim de semana. Caso seja necessário, assim como aconteceu nesta semana, nossos agentes estarão prontos para atuar na área de risco”, disse. A Defesa Civil informou também que os 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme seguem funcionando de maneira adequada.
Os moradores que notarem qualquer sinal de instabilidade no terreno ou no imóvel, como rachaduras no solo ou nas paredes, devem solicitar uma vistoria preventiva à Defesa Civil pelo telefone 199. A ligação e o serviço são gratuitos.