• Previsão de chuva: Petrópolis seguirá em estágio de atenção no fim de semana

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 07/02/2019 14:40

    A chuva que atingiu Petrópolis na noite de quarta (6) e madrugada de quinta-feira (7) deixou a cidade em estágio de atenção. O maior índice pluviométrico registrado pela Defesa Civil foi de 36mm no Dr. Thouzet e 35mm na Estrada do Gentio, em Itaipava. A mudança brusca de temperatura foi causada por uma frente fria que vai manter o tempo instável em todo o Estado do Rio de Janeiro até o próximo domingo.

    Leia também: Trecho de rua cede no Bairro Mauá durante chuva

    “O resfriamento já era sentido desde o começo da semana em áreas de todo o sudeste, por conta da frente fria, que trouxe as fortes chuvas. Nossa pluviometria indica que não deve chover forte nos próximos dias, sendo a previsão máxima prevista para a próxima semana de 19 milímetros. Mesmo assim, os moradores devem ficar alertas porque o tempo continuará fechado e a chuva que continuará constante ainda pode causar estragos”, explicou a meteorologista Marlene Leal, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). 

    Segundo o Inmet, as temperaturas podem voltar a subir já neste fim de semana, quando as médias devem variar entre 18°C e 27°C.

    “A chuva não tem hora para acontecer, então é fundamental que a população esteja atenta. Por conta da previsão, nossas equipes seguem de plantão durante todo o fim de semana. Caso seja necessário, assim como aconteceu nesta semana, nossos agentes estarão prontos para atuar na área de risco”, garante o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz.

    Por conta da previsão de chuvas, o contingente de 55 agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias permanece de plantão. Segundo o órgão, os 20 conjuntos de sirene da Prefeitura de Petrópolis estão funcionando de maneira adequada. O equipamento é acionado segundo critérios técnicos do setor de engenharia da Defesa Civil. O secretário da pasta ressalta que os responsáveis pelos pontos de apoio estão alertas para receber os moradores caso seja necessário.

    A população deve ficar alerta às mensagens de SMS da Defesa Civil e entrar em contato com o órgão caso note algum risco no imóvel ou terreno, como rachaduras no chão ou em paredes. Os moradores devem ligar para o telefone 199 e pedir uma vistoria preventiva. A ligação e o serviço são gratuitos.

    Leia também: Frente fria traz alívio para o calor e a previsão é de chuva em Petrópolis

    Últimas