• Presidentes de blocos carnavalescos unem forças para resgatar a festa

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/08/2017 09:45

    Com objetivo de resgatar a cultura do carnaval em Petrópolis, cinco blocos – Guerreiros da Vinte, Tudo Errado, Pra Dar Certo, Boa Praça e Vai dar M. – se uniram e formaram a União Independente de Blocos Carnavalescos de Petrópolis. A primeira atividade para comunidade será a oficina de ritmistas, porém, o grupo quer promover um trabalho para que, no carnaval de 2018, estejam fortalecidos e possam realizar o festejo na cidade sem dependerem do poder público local. 

    Juari Xavier da Silva, presidente do Guerreiros da Vinte, e Yuri Moura, presidente do Boa Praça, representando o colegiado de presidentes, disseram que isto não quer dizer que estão fechados ao apoio da Prefeitura, que na opinião deles, pode viabilizar a estrutura de apoio, como banheiros químicos. “O que não queremos é formar esta união com objetivo único de ter subsídios do poder público. Queremos promover um carnaval independente”, comentou Yuri Moura.

    Com 35 anos, Juari da Silva disse que nasceu no samba e por isso seu amor pelo carnaval é muito grande. Para ele, a cidade precisa resgatar a cultura do carnaval “que é um patrimônio cultural do povo”. Ele explicou que a proposta de unir os blocos surgiu em função da paralisação do Carnaval na cidade, com alegação de que o povo não o quer. “Isto não é verdade, pois os eventos que estamos fazendo têm mostrado justamente o contrário. As famílias participam e pessoas amantes do carnaval e do samba estão agradecendo pela iniciativa”. 

    Para eles, ao contrário do que ocorreu nos últimos 20 anos na cidade, o carnaval petropolitano tem que volta a ser da família e ser uma atração para o turista ou para aqueles que fogem do tumulto do Rio e vêm para Petrópolis. Yuri Moura falou sobre a experiência do seu bloco este ano, com o carnaval na Praça da Liberdade. Havia horário para começar e terminar o evento, permitindo a ampla participação da família, sem gerar tumulto e apenas com samba e marchinhas de carnaval. 

    A 1ª Oficina de Ritmistas, idealizada pela União Independente de Blocos Carnavalescos de Petrópolis, oferecerá aulas semanais de surdo, caixa, tamborim, pandeiro, repique, agogô e chocalho. As aulas vão acontece toda quarta-feira, das 19h às 21h30, na Cia Teatral Língua de Trapo, parceira do projeto, localizada na Rua 7 de Abril, 374. A primeira aula acontece dia 30 e o custo é de R$ 25. As pessoas interessadas podem entrar em contato pelo e-mail: uniaodosblocosdepetropolis@ gmail.com ou pelos telefones (24) 98826-4093 (Yuri), (24) 99278-1798 (Juari) e (24) 99235-4672 (Nelson).



    Últimas